A NII Holdings, provedora de serviços de comunicação móvel que opera sob a marca Nextel na América Latina, anunciou nesta quinta-feira, 29, seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2010. Não à toa o Brasil recebeu 63,4% dos US$ 134 milhões investidos no trimestre – ou US$ 85 milhões – na expansão da cobertura e da capacidade de suas redes nos países latinos. O País continua sendo aquele em que a empresa mais cresce, assim como o foi no ano passado, e totalizou uma receita operacional de US$ 563,8 milhões, quase metade (43,9%) do faturamento trimestral da companhia, de US$ 1,28 bilhão. O Brasil também é o que registrou o maior crescimento dessa receita entre o primeiro trimestre de 2009 e igual período de 2010, com alta de 78%. Além do Brasil, a Nextel possui operações no México, Argentina e Peru. Durante o período analisado, a receita média por usuário (ARPU) cresceu somente no Brasil, de US$ 45 para US$ 60 (aumento de 33,3%). Nos demais, o ARPU caiu ou se manteve estável, como no México. Todas as operações registram alta em adições líquidas de assinantes e queda do churn, taxa de desativação. O México continua sendo o país com o maior número de assinantes, 3,091 milhões (até 31 de março), porém no acumulado dos últimos doze meses (ou seja, entre março de 2009 e março de 2010) não foi o que mais cresceu. De lá para cá, teve sua base aumentada em 9,7%, superior somente aos 7,7% da Argentina, que encerrou o primeiro trimestre com 132,8 mil assinantes. O Brasil, com 2,663 milhões de clientes, cresceu 37,4%, contra 28,7% do Peru, que agora tem 905 mil assinantes Nextel.
Números globais
No consolidado de todas as operações latinoamericanas, a NII Holdings encerrou o primeiro trimestre com lucro operacional consolidado de US$ 213 milhões e lucro líquido de US$ 48,5 milhões. Durante o trimestre, a adição líquida foi de 377 mil assinantes, totalizando uma base final de 7,7 milhões de assinantes, um aumento de 20% em relação a igual trimestre de 2009. A receita operacional da companhia, de US$ 1,28 bilhão, é 33% superior se comparada ao faturamento do mesmo trimestre de 2009.
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