M-payment pode reduzir churn de operadoras móveis, prevê Quatorze

O churn das operadoras celulares em mercados emergentes é alto, mas pode ser reduzido com o lançamento de serviços de pagamento móvel. Essa é a opinião do diretor de serviços de valor adicionado do grupo América Móvil, Marco Quatorze. "Ao se associar o número telefônico a uma conta bancária, talvez consigamos mudar essa dinâmica do usuário de trocar de operadora móvel a cada nova promoção", disse o executivo, durante painel sobre os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no Mobile World Congress, em Barcelona, nesta quarta-feira, 28. Algumas horas antes, em outro painel, o CTO do Citibank, Don Callahan, anunciava o lançamento em março de serviços de m-payment em parceria com a América Móvil no México.

Notícias relacionadas
Na discussão sobre os BRICS participaram também representantes de operadoras da Rússia, da Índia e da África do Sul, além de um executivo do Baidu, site de busca chinês. Dentre os cinco países, os números da Índia são os mais impressionantes: churn médio de 10% ao mês, receita média por usuário (ARPU, na sigla em inglês) na casa de US$ 3/mês, 95% do mercado é pré-pago, e 95% da receita provém de voz e SMS, disse Rajiv Bawa, diretor da Telenor na Índia.

Preços, regulamentação e impostos

Entre os principais desafios das operadoras móveis dos BRICS foram destacados três pontos: o alto preço dos smartphones, a pesada carga tributária, (especialmente no caso brasileiro) e a regulamentação restritiva. Mikhail Gerchuk, diretor da russa Vimpelcom, atribuiu a baixa penetração de smartphones em mercados emergentes ao alto preço dos aparelhos. Na Rússia, a penetração de smartphones é de 11,4% atualmente.

Sobre regulamentação, Quatorze, da América Móvil, disse: "os países mais inovadores são aqueles com a regulamentação mais aberta. Em certos países seria impossível abrir empresas como Facebook".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!