Penetração do smartphone avança para 72% da audiência online brasileira, diz IAB

A IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) apresentou nesta sexta, 28, os resultados da pesquisa anual "Brasil Conectado", estudo feito em parceria com a ComScore que compara a audiência do digital em relação às outras mídias tradicionais como televisão, jornais impressos, revistas e rádio no País.

Notícias relacionadas
Segundo os dados divulgados, 72% dos entrevistados apontaram ter smartphone com acesso à Internet. Trata-se de um crescimento de 20 pontos percentuais em relação à edição de 2013 do mesmo estudo, enquanto o número de pessoas que têm um celular padrão caiu dez pontos, para 69%. Ainda sobre a propriedade de dispositivos móveis a penetração dos tablets na base de entrevistados cresceu de 22%, em dois anos, para 35% em 2014. Os consoles de games perderam espaço, aponta o estudo, caindo, em apenas um ano, de 44% para 37% de propriedade.

Relevância

O IAB procurou levantar a importância que as pessoas dão a cada mídia. À pergunta "qual a importância dos tipos de mídia a seguir no seu dia-a-dia", a Internet foi apontada como a mídia mais importante em 87% das respostas, seguida da TV em 54% das respostas. Ambas caíram um ponto percentual em relação ao ano anterior.

Em relação ao tempo gasto em cada dispositivo semanalmente, TV ficou atrás do computador e dos dispositivos móveis. Enquanto 39% afirmaram passar mais de 14 horas por semana navegando em sites (pelo computador); 31% afirmaram passar a partir deste montante de horas por semana navegando em sites através de dispositivos móveis. Apenas 25% afirmou passar tanto tempo vendo TV.

As atividades online foram apontadas por 65% dos respondentes quando questionado o que fariam se tivessem 15 minutos livres. Navegar na web foi apontado por 31%. Ver TV avançou quatro pontos percentuais, para apenas 14%.

Multitask

O estudo apontou ainda que 75% da audiência online brasileira utiliza regularmente pelo menos um de seus dispositivos eletrônicos (computador/laptop, smartphone ou tablet) enquanto assistem à TV. O conceito de segunda tela, ficou claro, está mudando. Entre os usuários simultâneos de TV com o laptop, apenas 12% afirmaram que prestam mais atenção à tela da TV. O índice muda para 15% e 25%, respectivamente, quando o equipamento usado simultaneamente à TV é o celular ou o tablet.

Além disso, 69% dos entrevistados concordam que a publicidade online os motivou a procurar informação extra sobre um determinado produto e mais da metade (54%) usa os dispositivos móveis para checar informações de produto enquanto compra em lojas físicas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!