A disputa pelo mercado de VoIP está acirrada. Além das empresas criadas especialmente para esse fim, portais como o Terra, iG e UOL apostam fortemente no serviço para aumentar o número de assinantes. A vantagem dos portais na briga com as outras empresas é o foco no cliente residencial e o fato de contar com um público cativo de banda larga que busca mais aplicações e está aberto a mais serviços.
O LiG, voltado para os usuários dos portais iG, iBest e BrTurbo, já tem 45 mil programas instalados.?O objetivo do iG é criar comunidades e o LiG é parte integrante da estratégia, tanto para usuários de banda larga como do sistema discado?, explica André Molinari, diretor de produtos e serviços do iG. O serviço de namoro Combine, por exemplo, já trará uma opção para os usuários se falarem por meio do LiG, além do chat on-line. ?E a idéia é que outros serviços também tragam essa opção com botões nos e-mails para facilitar a comunicação?, diz Molinari. Até o final do ano o LiG vai oferecer um serviço com numeração voltado especialmente para os usuários de banda larga.
O UOL Fone foi lançado no ano passado e tem como principal apelo as baixas tarifas nas ligações do PC para qualquer telefone com uma economia de mais de 80%. ?Para os EUA, por exemplo, a tarifa é de R$ 0,14 por minuto?, diz Alexandre Freitas, diretor de marketing do UOL.
Banda larga