Anatel propõe universalização da telefonia móvel

Atualmente existem mais de 2,5 mil municípios brasileiros sem cobertura de telefonia celular. O gerente da superintendência de serviços privados da Anatel, Nelson Takayanagi, propõe que sejam firmadas parcerias público-privadas entre operadoras e governos para que a rede de telefonia móvel chegue até essas cidades. ?Os governos estaduais poderiam colaborar com a redução do ICMS?, sugere. Ele calcula que seria necessário investir aproximadamente R$ 1,5 bilhão para levar a cobertura para esses municípios restantes. O gerente da Anatel participou do 5º Congresso GSM Brasil, realizado no Rio de Janeiro.

3G

A respeito da polêmica em torno da 3G no Brasil, Takayanagi comentou que a Anatel apenas levantou o assunto este ano para debate e que não há nada decidido concretamente. Ressaltou, aliás, que a intenção inicial da agência é dar um prazo longo para as operadoras implementarem a 3G, com lançamento comercial só em 2007 ou 2008. Informou, por fim, que se o edital for lançado em consulta pública este ano, o leilão só acontecerá em meados do ano que vem.

Notícias relacionadas
Nesta terça, 28, o ministro das Comunicações, Eunício de Oliveira, voltou a reafirmar em Brasília que o Brasil ainda não tem prazo para licitar as licenças de 3G, mas que é importante iniciar logo o debate sobre o tema para que o Brasil "não fique para trás" na questão. É clara a disposição da Anatel de agilizar o processo, enquanto o Minicom mantém uma certa cautela sobre a decisão política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!