Algar cede direito de uso do cabo Monet à Sparkle, do Grupo TIM

cabo submarino

A Algar Telecom publicou fato relevante na manhã desta quarta-feira, 28, informando a cessão de 100% do direito de uso de sua parcela no cabo submarino Monet para a Sparkle, empresa de infraestrutura internacional do Grupo TIM (que também é dono da brasileira TIM).

O acordo tem prazo de 18 anos. A transferência de uso e controle da capacidade do par de fibras da Algar se iniciou em dezembro de 2023 e tem previsão de atingir 100% até o final de março de 2024.

Com a operação, a operadora mineira passa a ter acesso potencial à rede de cabos da Sparkle, com possibilidade de ampliação de sua presença física. Também ficou acordado que a Algar terá capacidade necessária no Monet para atender seus objetivos estratégicos atuais e de longo prazo, por meio de um contrato de prestação de serviços.

Notícias relacionadas

Já pelo lado da Sparkle, caberá a responsabilidade por investimentos futuros e a gestão de equipamentos no par de fibras. Vale notar que a rede global da empresa é integrada com o backbone da TIM em solo brasileiro. Recentemente, os italianos do Grupo TIM tem recebido ofertas para vender a empresa de redes internacionais, incluindo do governo da Itália.

O cabo Monet liga o Brasil aos Estados Unidos, saindo de Santos (SP), passando por Fortaleza (CE) e chegando em Boca Raton (EUA). Ele entrou em operação em 2018 e facilitou o início da atuação da Algar Telecom no Nordeste ao permitir acesso ao tráfego internacional de dados com menores latência e custo. Outros sócios do empreendimento são Google, Angola Cables e a uruguaia Antel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!