Em dezembro, um terço das ativações de linhas pré-pagas da Oi aconteceu em bancas de jornal, informou o diretor da unidade de negócios de varejo do grupo, João Silveira. A recarga virtual, feita através de SMS em jornaleiros também cresce a passos largos. Na Bahia, onde foi feito um teste piloto, 100% das recargas nesse trimestre já serão virtuais. A vantagem é a redução no custo para a operadora, que não precisa mais imprimir e distribuir cartões, e a possibilidade de o cliente recarregar qualquer valor acima de R$ 1. Até o final do ano a recarga virtual estará disponível em todos os estados onde a Oi opera.
Celulares desbloqueados
A estratégia da Oi de sair do negócio de compra e venda de aparelhos especialmente no segmento pré-pago tem dado bons resultados. Segundo Silveira, no Natal passado, 95% dos pré-pagos ativados na operadora não usavam aparelhos fornecidos pela Oi. Ou seja: ou eram telefones de concorrentes, ou telefones desbloqueados comprados em alguma rede varejista que comercialize esse tipo de produto. Com o fim do subsídio de aparelhos, a Oi está conseguindo reduzir seu custo de aquisição de novos clientes.