UE injetará um bilhão de euros em banda larga rural

A Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira, 28, proposta de aporte de 5 bilhões de euros de verbas não aplicadas do orçamento da União Europeia (UE) para serem investidos em infraestruturas de banda larga e energéticas durante o biênio 2009-2010. A ideia é "acelerar o investimento necessário, amortecer o impacto da deterioração da situação econômica no setor da construção e aumentar o potencial de crescimento sustentável a longo prazo da UE através de um estímulo bem direcionado à sua economia", informou o comunicado da Comissão.
No que se refere à banda larga, o foco será o aporte de um bilhão de euros para a expansão e a modernização da internet nas comunidades rurais através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural. Atualmente, 30% da população das zonas rurais dos paises membros da UE não têm acesso à internet em banda larga. "Precisamos também estimular a economia europeia fazendo chegar às comunidades rurais as chamadas autoestradas da informação", declarou o presidente da Comissão, José Manuel Barroso.
Vale destacar que o plano europeu de recuperação econômica estabeleceu como objetivo o desenvolvimento das redes de banda larga de modo a que todo o território da União Europeia fique integralmente coberto pela internet de alta velocidade até 2010. "As zonas rurais terão sempre mais dificuldades em ligar-se à banda larga. Com investimento em retração, esse risco é redobrado. Isso tem consequências sociais e econômicas diretas".

Notícias relacionadas
Estudos de mercado a que teve acesso a Comissão apontam que, assumindo uma taxa de crescimento constante até 2015, a adoção da banda larga pode criar cerca de 1 milhão de empregos na região e ainda um crescimento na atividade econômica relacionada à banda larga de 850 bilhões de euros entre 2006 e 2015
Atualmente, o acesso à internet em alta velocidade cobre em média 93% da população da UE. No entanto, em alguns países, a banda larga não chega a cobrir metade da população rural. A cobertura média do acesso banda larga na população rural é de 30%.
Demais investimentos
Recentemente, a Europa passou por uma crise no fornecimento de gás e a proposta no setor energético prevê uma injeção total de 3,5 bilhões de euros para captura e fixação de carbono, projetos de infraestruturas eólicas no mar e interconexões de gás e eletricidade. Outros 500 milhões de euros serão direcionados para a Política Agrícola Comum para resposta a novos desafios como alterações climáticas, fontes de energia renováveis, gestão da água, biodiversidade e reestruturação do setor leiteiro.
Próximo passo
A proposta da Comissão agora segue para discussão e aprovação do Conselho e do Parlamento Europeu. Para aprovar o aporte de um milhão de euros para banda larga, os Estados membros da UE deverão alterar seus respectivos Programas de Desenvolvimento Rural até o próximo dia 30 de junho para que os investimentos comecem a ser feitos ainda em 2009. Cada país poderá eleger as regiões e os projetos desde que reflitam as necessidades identificadas em cada nação para melhor desenvolvimento de suas áreas rurais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!