Oi suspende multa por cancelamento de contrato

A Oi anunciou nesta quarta-feira, 28, que não cobrará mais multa por cancelamento de contrato dos clientes que deixarem a operadora e até mesmo que mudarem de plano, inclusive de pós para pré-pago. O fim da multa vale tanto para os atuais quanto para novos clientes. A companhia esperou a entrada da portabilidade para lançar a ação – que já estava nos planos há cerca de dois anos. "Queremos dar uma liberdade de escolha verdadeira e não uma que leve à próxima prisão", afirma João Silveira, diretor de mercado da Oi em referência aos contratos de fidelidade que os consumidores assinam quando conseguem algum benefício da operadora, normalmente subsídio de aparelhos.
No caso dos clientes que migrem com a portabilidade em tese não existe subsídio de aparelho, mas pode haver contrato de fidelidade se houver algum benefício relacionado ao plano contratado. João Silveira diz que no mercado não existe opção de contrato sem multa por cancelamento. "Não posso falar pelas outras empresas, mas hoje quando você sai de uma operadora A para uma operadora B tem sempre uma cláusula de multa", afirma. A multa por cancelamento de contrato na Oi variava de R$ 100 a R$ 400, de acordo com Silveira.
Ao contrário do que muita gente pensa, a Oi praticava subsídio para os clientes pós-pagos. No entanto, esse subsídio era em dinheiro no cartão de crédito ou na própria conta do celular. "O cliente pode fazer o que quiser com esse dinheiro. Comprar aparelho ou não", afirma ele. A política de subsídio para clientes pós-pagos continua a mesma, a diferença agora é que eles continuarão a receber o crédito de acordo com o tempo que ficaram na operadora.

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Silveira acredita que em um prazo de 60 dias poderá haver um aumento no churn em função de um "represamento" de clientes, que estão esperando o fim do contrato para sair da empresa. Mas a expectativa da companhia é que o saldo seja positivo, considerando o interesse dos clientes da concorrência em portarem seus números sem que entrem em um novo contrato de fidelidade. A medida por enquanto não vale para os clientes da Brasil Telecom e não há um prazo para que isso aconteça. A Oi tem cerca de 21 milhões de clientes, dos quais 2 milhões são pós-pagos.

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