Consórcio Brasil Celular deve ser aprovado no início de fevereiro

Os conselhos administrativos da Telemig Celular e Amazônia Celular devem aprovar no início de fevereiro próximo a formação do consórcio Brasil Celular, com a Brasil Telecom. Segundo o presidente das operadoras, João Cox, a data do encontro está para ser marcada entre os dias 7 e 10 do próximo mês, havendo a expectativa de que o conselho da Brasil Telecom reuna-se em data próxima com o mesmo objetivo. As três empresas, que têm como acionistas em comum o Opportunity e os fundos de pensão, divulgaram no final do ano passado a assinatura de memorando de entendimentos para estudos conjuntos com o objetivo de estabelecer sinergias operacionais entre as redes das celulares e da futura rede de SMP da operadora fixa, com licenças conquistadas no leilão das bandas D e E. Este ano, já dentro desta parceria, lançaram uma tomada de propostas entre fornecedores de equipamentos CDMA e GSM para a construção da rede de SMP da Brasil Telecom e do overlay da Telemig e Amazônia Celular. A data para a entrega das propostas está marcada para o dia 28 de fevereiro.

Controle

A aprovação do consórcio deve passar sem grande resistência por parte dos sócios das três empresas, uma vez que o Opportunity, que exerce controle de fato sobre todas elas, é o principal interessado na união das operações. O consórcio não vai envolver a transferência de ativos, mas apenas a união operacional, no aproveitamento das redes, da força de trabalhao e na compra de equipamentos e handsets. Na prática, será formado mais um grande bloco concorrente em telefonia móvel, com presença em 12 estados, além do Distrito Federal.

Notícias relacionadas
No mercado especula-se ainda sobre o interesse da BrT pela entrada também em São Paulo, com uma eventual compra da BCP. Mas Cox disse desconhecer o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!