A Sony Ericsson não tem planos de desenvolver modelos com o sistema operacional Symbian^3 tão cedo. A declaração foi feita pelo CTO da companhia, Jan Uddenfeldt, no jornal sueco NyTeknik, e repercutida em diversos sites e blogs internacionais nesta segunda-feira, 27. Ao que tudo indica, a Sony Ericsson prefere concentrar sua força de P&D no Android.
Até bem pouco tempo, a fabricante sueca ainda parecia interessada em apostar no Symbian, haja vista os lançamentos de alguns modelos high end com a versão antiga do sistema operacional, como o Saito e o Vivaz. Samsung e LG também parecem pouco dispostas a desenvolver aparelhos com Symbian^3. Dessa forma, o novo OS nasce com o apoio de apenas um grande fabricante: a Nokia. O curioso é isso acontecer justamente depois de todo o esforço da Symbian Foundation de tornar aberto esse sistema operacional, em uma tentativa de angariar popularidade de mais fabricantes. Vale lembrar que Sony Ericsson e Samsung continuam sendo membros da Symbian Foundation.
Na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), Sony Ericsson, LG e Samsung preferem assistir de longe o desempenho do Symbian^3 em seus primeiros meses de vida e aguardar a chegada do Symbian^4 em 2011. Dependendo de seu sucesso com a Nokia, esses fabricantes talvez optem por voltar a investir no Symbian. Se for um fracasso, talvez até a própria companhia finlandesa prefira jogar suas fichas no Meego, pondera o site. A respeito dos rumores de que a Nokia estaria analisando a adoção do Windows 7, a empresa negou a informação, que fora publicada originalmente pelo site Venturebeat na semana passada.
Fornecedores