TIM adota solução da Ericsson para atualizar rede sem interrupção de serviço

Foto: Pixabay

[Do Mobile Time] A TIM Brasil é a primeira operadora do mundo a adotar uma solução da Ericsson de atualização de software no âmbito da gestão da base de dados de assinantes no core (núcleo) da rede sem interrupção do serviço.

A solução se chama In–Service Software Update (ISSU). A novidade foi apresentada em primeira mão para o Mobile Time (portal parceiro de TELETIME) pelo diretor de rede da TIM, Marco Di Costanzo, durante o Mobile World Congress, em Barcelona.

Com as redes de telefonia cada vez mais virtualizadas, a frequência de atualizações de software aumenta, sejam elas preventivas, corretivas ou evolutivas. Mas até então qualquer atualização nesse software no core da rede da TIM requeria um longo e detalhado planejamento, envolvendo dezenas de profissionais de engenharia, e causava impacto na operação, requerendo a interrupção do serviço em alguns dos nós da rede.

Notícias relacionadas

Agora, é utilizada uma arquitetura de microsserviços, o que permite uma atualização mais rápida e sem requerer nenhuma interrupção dos equipamentos. O processo, que antes era manual, passou a ser automatizado. Desta forma, além da melhora na experiência do cliente, a solução reduziu pela metade o tempo médio para concluir cada atualização, afirma Costanzo.

"Estamos caminhando para que a rede seja self-optimizing e self-healing. No futuro, ela será capaz de se recuperar sozinha", explica o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!