MCom e Telebras reúnem órgãos federais para discutir rede privativa

A Telebras e o Ministério das Comunicações (MCom) realizaram na última quinta-feira, 26, um encontro com diversos profissionais de tecnologia da informação e de telecomunicações de diversos órgãos da Administração Pública Federal onde as principais características técnicas, os requisitos de segurança com criptografia e as oportunidades de produtos e serviços na Rede Privativa Fixa Segura e de Alta Velocidade do Governo Federal foram apresentadas.

O encontro, conduzido pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pela Telebras, foi realizado no Centro de Operações Espaciais da estatal, em Brasília, e contou com a presença da diretoria executiva da empresa. Estiveram presentes ao encontro representantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Casa Civil, dos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e de Gestão e Inovação (MGI), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Bando do Brasil, Correios e do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx).

A Rede Privativa Fixa terá como base o núcleo SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network), criptografia fim-a-fim e dupla abordagem em pontos com capacidade superior a 1 Gbps, com início em todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal, para atender órgãos públicos federais e complementar as redes de governo já existentes. Ao todo, serão atendidos inicialmente 6.500 pontos.

Notícias relacionadas

Apresentações

Na ocasião, Natália Lobo, diretora do departamento de Política Setorial da Secretaria de Telecomunicações do MCom, apresentou o arcabouço legal e regulatório que estabelece a governança da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, prevista na Lei 14.600/2023, e sua implementação pela Telebras, conforme definição no Decreto nº 9.612/2018, traçando um panorama geral dos segmentos fixo e móvel da rede e criptografia de Estado.

Marcos Baeta, coordenador da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, representou o Gaispi e a agência reguladora. Lembrou os compromissos estabelecidos pelo Edital do 5G e destacou a estrutura e funcionamento do Gaispi e seu GT de Rede, voltado para acompanhamento da execução e prazos para implantação da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal.

Geraldo Segatto, diretor do projeto de redes privativas do governo federal da EAF, outro participante do encontro, disse que a previsão é de atendimento de até 80 mil dispositivos de criptografia de dados para usuários da rede fixa e da rede móvel.

Rodrigo Lima, gerente de Gestão Empresarial da diretoria de Governança, apresentou o backbone de mais de 30 mil quilômetros de fibras ópticas da Telebras, que reúne uma capacidade de 28,8 Tbps de transmissão de dados e conta com cerca de 4 mil equipamentos gerenciados.

Para o presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho, "este é um projeto bastante audacioso e inovador no Brasil e se torna inédito pelo alto índice de segurança que cercará as comunicações do Governo Federal com a criptografia de Estado, que será exclusiva da Telebras".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!