Receitas da TIM crescem menos que o esperado; lucro aumenta

A TIM Participações S/A divulgou na noite desta quinta, 26, seu balanço financeiro e operacional referente ao período de 2008 e ao quarto trimestre do ano passado. A operadora comemorou uma participação estimada de 27,3% na receita total do setor, acima do market share de número de clientes (24,2%). A receita líquida em 2008 foi de R$ 13,08 bilhões, 5,1% a mais do que no ano de 2007, mas abaixo da meta de 7%, o que é explicado por resultados piores no quarto trimestre, especialmente no segmento pós-pago. A base de pós-pago, aliás, caiu 4% e está em 6,6 milhões de clientes. A base de clientes da empresa cresceu 16,5% no ano passado, chegando a 36,4 milhões. A operadora comemora também a base de usuários 3G (500 mil) e do serviço fixo (200 mil).
O item da receita que mais cresceu percentualmente foi o segmento de serviços de valor adicionado (SVA), cuja receita bruta em 2008 foi de R$ 1,6 bilhão, 31,3% a mais do que em 2007. Em percentual da receita bruta, as receitas com SVA ultrapassam 11%. A maior fonte de receitas da TIM no ano passado, entretanto, foi a utilização e assinatura dos serviços, o que rendeu à operadora R$ 8,3 bilhões, 8,1% a mais do que em 2007.
Mesmo com o aumento na base total de clientes, as receitas com uso de rede (interconexão) permaneceram estáveis de 2007 para 2008, em R$ 4,46 bilhões, o que a operadora explica pelo aumento de receita intra-rede e pela diminuição do tráfego fixo-móvel. A receita média por usuário (ARPU) ficou em R$ 29,9, 13% a menos do que em 2007. Já o EBITDA, no ano, ficou em R$ 2,9 bilhões, com margem de 22,2%, contra R$ 2,8 bilhões em 2007. O lucro líquido no ano foi de R$ 180,2 milhões, um aumento de 164% em relação a 2007. Os investimentos no ano (incluindo pagamento de licenças) foram de R$ 3,3 bilhões. Com estes resultados, a TIM propôs a distribuição de R$ 171 milhões aos detentores de ações preferenciais (R$ 0,11 por ação), item que requer aprovação em assembléia a ser realizada em abril.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!