Capacidade para Copa e Olimpíadas está garantida, dizem operadores

Não faltará capacidade satelital para a transmissão da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, a serem realizados no Brasil. Essa é a opinião dos operadores de satélite que participaram de painel do congresso da SET nesta quinta-feira, 25, em São Paulo.
Segundo Jurandir Pitsch, da SES News Skies, serão lançados em 2011 seis satélites com cobertura do Brasil. Em 2012, outros cinco estão programados para lançamento, e em 2013, outros três estão previstos. "A minha avaliação é que não haverá gargalo do ponto de vista de satélite, nem mesmo para as Olimpíadas do ano que vem, em Londres", diz Pitsch.
Segundo o executivo, a demanda por banda Ku continua forte, mas a demanda por banda C tem crescido em ritmo menor. "Além disso, a Anatel ofertou quatro novas posições orbitais", lembra.

Notícias relacionadas
Edson Meira, da Telesat, afirmou que não acredita nos rumores que circulam sobre um apagão de satélite. "Essa preocupação de falta de capacidade é infundada. As empresas estão fazendo grandes investimentos", diz.
Pitsch lembrou ainda que os investimentos das empresas, embora beneficiem a transmissão dos grandes eventos, não foram feitos com esse objetivo. "Ninguém desenvolve satélites de comunicação e faz investimentos de milhões de dólares somente para eventos. Os investimentos não são reflexos da Copa ou das Olimpíadas, mas de um bom período econômico", conclui.
Vale lembrar que a Anatel divulgou o edital de licitação de quatro posições orbitais, em julho, e sete empresas enviaram propostas. A sessão de abertura, análise e julgamento das propostas de preço acontecerá dia 30 de agosto, às 10h, em Brasília.
A nova configuração do mercado brasileiro de satélites será debatida pelos dirigentes das operadoras que atuam no País durante o 11º Congresso Latino-Americano de Satélites, promovido pela Converge Comunicações nos dias 6 e 7 de outubro, no Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse o site www.teletime.com.br/eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!