Base de usuários no País pode estar inchada, avalia BES

A partir do terceiro trimestre deste ano, provavelmente, as operadoras móveis registrarão aumento no churn (desconexão voluntária do assinante). Isso deve ocorrer porque com as adições líquidas do segundo trimestre (que incluem as promoções agressivas de aparelhos a R$ 99), é provável que muitos usuários estejam com dois aparelhos (o antigo e o novo, mais barato e com mais funcionalidades), diz a analista do BES, Luciana Leocadio. A analista diz que não é possível fazer uma estimativa média do churn para todas as operadoras, mas esse percentual gira entre 2% e 3% a 7% e 8% no trimestre.
Para a analista, em algum momento os clientes que compraram aparelhos pelas promoções começarão a desconectar um dos dois aparelhos e, com isso, será possível saber o número real de adições.
"Pelo fato de os preços (de aparelhos) estarem baixos principalmente no caso do GSM (usado pela Claro, TIM e Oi), as operadoras podem contabilizar o cliente pelo chip (SIM card), ou seja, contam o mesmo cliente duas vezes", diz Luciana. Nesse caso, o cliente compra um aparelho novo com o SIM card da operadora, ainda que já tenha outra linha. Em geral, o preço do SIM card é de R$ 20.

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Vivo

Nessa mesma linha de análise, o vice-presidente de operações da Vivo, Paulo César Teixeira, disse na segunda-feira, 23, que era no mínimo estranha a redução de 20% em média do churn entre as operadoras concorrentes nos últimos meses. Teixeira não citou as operadoras que estariam usando esse expediente, mas levantou a suspeita de que algumas empresas estariam contando duas vezes clientes que trocaram de linha durante campanhas promocionais. "A verdade ainda vai aparecer", afirmou o vice-presidente da Vivo.
Até o final de abril, segundo os dados da Anatel, o Brasil contava com 70,8 milhões de usuários. Deste total, os quatro principais players tinham a seguinte base: Vivo, com 27,5 milhões; TIM, com 15,1 milhões; Claro, com 14,9 milhões; e Oi, com 7,5 milhões.

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