De olho em um mercado que, segundo o Gartner, cresceu 23,8% globalmente no ano passado, a Motorola lançou mais um smartphone no mercado, desta vez em parceria exclusiva – de 2 meses – com a Vivo. Trata-se do oitavo aparelho com Android lançado pela fabricante, que até o final de 2010 pretende lançar 20 modelos com o sistema operacional da Google. A Vivo, por outro lado, divulga que está sendo a primeira operadora do mundo a lançar o novo aparelho, denominado Motorola Backflip. Os principais diferenciais do handset são o teclado 'Qwerty' reverso e a função 'backtrack', painel sensível ao toque localizado na parte de trás do celular que permite a navegação do usuário, sem a necessidade do teclado ou da tela (touch-screen) para acionar os comandos. O smartphone de terceira geração também é dotado de tela HVGA de alta resolução de 3,1 polegadas touch-screen, câmera de 5 megapixels com flash, cartão de memória de 8 Gb (expansível até 32 Gb), além de acessível ao Motoblur, serviço da Motorola que sincroniza contatos, posts, mensagens, fotos e outros dados de redes sociais.
Escolha certa
O vice-presidente de produtos móveis da Motorola Brasil, Sergio Buniac, aproveitou a oportunidade do lançamento para celebrar os bons frutos colhidos pela companhia a partir da opção do Android como a plataforma de sistema operacional móvel dos smartphones Motorola. Ele citou estudo da ChangeWave Research, que apontou um crescimento de 6% para 21% da base mundial de handsets com Android entre 2008 e 2009. "Nenhum outro sistema operacional cresceu tanto", comemora. No levantamento global do Gartner, divulgado nesta semana pelo Teletime News, o Android também se destacou, saindo de irrisórios 0,5% de market-share em 2008 para 3,9% ao final de 2009. Alheia à questão, a Vivo, que comercializa celulares com praticamente todas as plataformas de mercado, celebrou o crescimento do segmento de smartphones. O vice-presidente executivo de operações da operadora, Paulo Cesar Teixeira, citou o estudo do Gartner, que revelou um crescimento anual de 23,8% no segmento de smartphones, contra queda de 0,9% do mercado de celulares como um todo. "Em 2009, a Vivo cresceu 42% na área de smartphones. Não é à toa que 50% do nosso portfólio é composto por esses aparelhos, com uma gama de mais de 30 modelos", diz. O executivo comemorou também o fato de pela primeira vez a receita de dados da Vivo advinda da Internet móvel ter superado a receita gerada por torpedos e mensagens multimídia, que tradicionalmente são os responsáveis pela maior parte da renda dos serviços de valor adicionado. "Os smartphones foram fundamentais para isso", acrescenta.
Oferta
Disponível, à partir desta quinta-feira, 25, em 120 lojas da Vivo, o Motorola Backflip chega ao mercado com uma oferta especial de lançamento: R$ 499 na contratação do plano Vivo Você 200 e do serviço Vivo Internet 500 Mb. Adquirindo o produto na promoção, o usuário ganha uma caixa de som com Bluetooth. A operadora disponibiliza outros pacotes promocionais para esse aparelho.