Para UOL, redes 3G trazem mais competição

Durante a teleconferência de divulgação dos resultados do quarto trimestre do ano passado, o presidente do UOL, Luis Frias, fez uma breve análise do impacto que as redes de terceira geração terão sobre o negócio dos provedores. Segundo ele, a entrada das redes 3G significa um aumento da competição no mercado de acesso em banda larga. ?Creio que a partir do segundo trimestre as operadoras de celular serão mais um player de conectividade, competindo com as incumbents da telefonia fixa e as empresas de cabo. A mudança mais significativa em 2008 é a entrada da 3G em um mercado quase monopolista?, diz ele.
Mas como isso impacta no negócio do UOL? Frias explica que a entrada das celulares é uma boa notícia para os provedores, porque cria mais demanda para o conteúdo do portal, serviço de e-mail etc. No entanto, as operadoras móveis não precisam dos provedores para fazer a autenticação dos clientes na rede, o que tira mercado do segmento de assinatura de banda larga. Aliás, este é um problema que os provedores de acesso estão enfrentando também na banda larga fixa, já que os serviços de ADSL e cabo estão cada vez mais abandonando o modelo que requer autenticação. Frias acha, no entanto, que isso pode mudar, porque as operadoras móveis ainda não têm um modelo de negócio definido. ?Como a base ainda é pequena, o modelo de negócio está sendo alinhavado?, diz ele.

Balanço

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O UOL terminou o ano passado com um lucro líquido de R$ 109,4 milhões, 18% maior que em 2006. No quarto trimestre do ano passado, no entanto, o lucro líquido de R$ 17,5 milhões foi 38% menor que no quarto trimestre de 2006. Em 2007, o Ebtida totalizou R$153,3 milhões, representando um aumento de 12% sobre 2006. A margem Ebtida atingiu 29% em 2007 e 28% em 2006. A receita de publicidade e outras somou R$ 59,1 milhões no quarto trimestre de 2007 e R$ 191,7 milhões em 2007, representando um crescimento de 28% em ambos os períodos, quando comparado ao quarto trimestre de 2006 e a todo o ano de 2006. O resultado é devido ao incremento na receita de publicidade caixa e aos novos produtos lançados ao longo de 2007.
O número de assinantes pagantes de banda larga atingiu 973 mil em dezembro de 2007, um aumento de 23% sobre dezembro de 2006. Considerando o número total de clientes, houve um modesto crescimento de 6% em comparação com o ano de 2006, atingindo 1,69 milhão. De acordo com Marcelo Epstejn, diretor geral do portal, isso se deve, entre outros fatores, à decisão parcial da Justiça de Bauru que retira a obrigatoriedade da contratação do provedor pelos assinantes do Speedy da Telefônica. Além disso, segundo ele, no fim do ano houve uma ?guerra de preços? em que o UOL preferiu não entrar. E, segundo Epstejn, o ano com muitos feriados também prejudicou.

Novos negócios

O UOL tem uma coletiva de imprensa marcada para a próxima terça-feira, 26, para falar sobre a nova unidade de negócio chamada UOL Host para hospedagem de sites. Esse negócio é uma evolução da aquisição que o UOL fez da carteira de clientes da Plug In em dezembro do ano passado. Luis Frias já adiantou que essa compra é uma ?oportunidade de crescimento de receita?. Ele observa que grande parte da base de clientes do UOL é de pequenas e médias empresas, o que gera uma possibilidade de ?cross sell?, ou seja, venda cruzada. ?Podemos oferecer hospedagem de sites para esses clientes. Mas temos que ser o primeiro ou o segundo em qualquer segmento que atuamos?, afirma.

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