Qualcomm lança nova linha de processadores com foco em AI

Nova linha de processadores Snapdragon, da Qualcomm

(Matéria originalmente publicada no Mobile Time) A Qualcomm anunciou uma série de novidades nesta terça-feira, 24, durante o Snapdragon Summit, que aconteceu no Havaí. São produtos para computadores, smartphones e fones de ouvido. Entre as novidades está o processador Snapdragon 8 Gen 3, voltado para dispositivos móveis. Há também o processador Snapdragon X Elite, para computadores. Ambas as novidades foram desenhadas com foco na inteligência artificial generativa. A fabricante também apresentou o Snapdragon Seamless, uma tecnologia multiplataforma que pretende facilitar o compartilhamento de dados entre diferentes dispositivos.

Snapdragon 8 Gen 3

Para mobile, está o Snapdragon 8 Gen 3, processador topo de gama da fornecedora que utiliza, entre outros modelos de linguagem (LLM, na sigla em inglês), o Lhama 2, da Meta, e promete alta performance em games, melhor qualidade para fotos e vídeos e mais conectividade. Por meio da IA, os usuários poderão usar tanto texto, como imagens e voz como inputs para gerar uma resposta da IA e a resposta pode acontecer em menos de um segundo e rodar até 20 tokens/segundo.

Notícias relacionadas

A Qualcomm chama o processador de multimodal, com suporte a diferentes modelos multimodais. Nele, é possível ter texto, voz e imagens como entradas e esses modelos gerais respondem também em uma dessas formas.

Os modelos de IA não rodam em nuvem, mas direto no smartphone.

A CPU Qualcomm Kryo da plataforma pode performar uma melhoria de desempenho de 30% na comparação com a geração anterior, além de gerar eficiência de energia aprimorada em 20%. A GPU Qualcomm Adren atualizada produz renderização gráfica 25% mais rápida e eficiência de energia da GPU 25% melhorada.

O novo processador da Qualcomm será utilizado, inicialmente, por OEMs globais como ASUS, Honor, iQOO, MEIZU, NIO, Nubia, OnePlus, OPPO, realme, Redmi, RedMagic, Sony, vivo, Xiaomi e ZTE.

Snapdragon X Elite

Para os computadores, a Qualcomm lançou o processador Snapdragon X Elite, também com inteligência artificial para oferecer mais ganhos de performance de CPU e duração de bateria. O chip também permite a conexão 5G de até 10 gigabytes por segundo e Wi-Fi 7.

Snapdragon Seamless

O Snapdragon Seamless é uma solução multiplataforma, como um sistema integrado, voltada para o compartilhamento de informações entre dispositivos Android, Windows e Snapdragon que usam diferentes sistemas operacionais.

Na prática, segundo a Qualcomm, será possível que mouses e teclados funcionem em PCs, mas também em telefones e tablets; arquivos e janelas podem ser arrastados e soltos em diferentes tipos de dispositivos; os fones de ouvido podem alternar de forma inteligente com base na prioridade de uma fonte de áudio; e a realidade estendida (XR) pode prolongar as habilidades dos smartphones

O Seamless está incorporado ao Snapdragon 8 Gen 3, o Snapdragon X Elite e nas plataformas de áudio e vestíveis. E, gradualmente, para as plataformas XR, auto e IoT. Entre as empresas que colaboram com a Qualcomm para a introdução dessa nova tecnologia estão a Microsoft, Xiaomi, OPPO, Lenovo, Honor e deverão fazer lançamentos com a novidade ainda este ano.

Para áudio

A fornecedora também anunciou o lançamento de duas plataformas de som, a Qualcomm S7 e S7 Pro Gen1, desenvolvidas para fones de ouvido e alto-falantes. As soluções combinam alto desempenho com baixo consumo de bateria, além de IA e conectividade Wi-Fi de micropotência, que, segundo a Qualcomm, permite a cobertura de áudio em toda a residência, seja ela casa ou edifício, além de suporte para streaming de música multicanal sem perdas de até 192 Hz e espaço multicanal aprimorado para jogos.

A tecnologia estará integrada ao Snapdragon 8 Gen 3 e Snapdragon X Elite. (Por Isabel Butcher)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!