A BlackBerry apresentou nesta quarta-feira, 24, seu novo smartphone top de linha, o Passport. A empresa conseguiu inovar em design: o aparelho tem uma tela em formato quadrado (1.440 X 1.440 pixels), com 4,5 polegadas, e um novo teclado Qwerty físico que funciona como uma espécie de trackpad, permitindo o controle do cursor na tela. O design do produto foi inspirado no formato dos passaportes.
O Passport chama a atenção também por suas especificações técnicas: processador quadcore de 2,2 GHz; 3 GB de RAM; 32 GB de memória interna; câmera principal de 13 MP; e conectividade 4G. O formato mais largo ajudou na bateria, que tem 3.450 mAh e, de acordo com a empresa, aguenta 30 horas de uso. Para efeito de comparação, o Passport supera os principais concorrentes no segmento premium nesse aspecto: Galaxy S5 (2.800 mAh), LG G3 (3.000 mAh), Xperia Z3 (3.100 mAh) e iPhone 6 (1.800 mAh).
O novo modelo é o primeiro com a versão 10.3 do sistema operacional BlackBerry OS. Ele traz embarcados os ícones para acesso a duas lojas de aplicativos (BlackBerry World e Amazon App Store), além do BlackBerry Assistant (assistente virtual por comando de voz, similar ao Siri, do iOS) e o BlackBerry Blend, software para troca de conteúdo e mensagens entre o Passport e tablets e laptops do usuário com diferentes sistemas operacionais (Windows, Mac OS e Android).
O smartphone começa a ser vendido esta semana em operadoras ao redor do mundo e pelas lojas online da BlackBerry e da Amazon. Seu preço sugerido é de US$ 699.