Telebras busca fornecedores de infraestrutura como serviço

Edge computing

A Telebras abriu nesta sexta-feira, 24, uma solicitação de propostas (Request for Proposal – RFPs) ao mercado para contratação direta de um ou mais fornecedores de soluções integradas de Infraestrutura como Serviço (IaaS).

Os interessados devem comprovar experiência no fornecimento das soluções para serem implementadas em data centers da estatal, oferecendo o serviço através de links dedicados e criptografados.

As propostas devem abranger ainda as camadas de armazenamento (storage), servidores, virtualização, sistemas operacionais, midleware, runtime e serviços relacionados à gestão de bancos de dados, para compor a oferta atual da empresa para entidades governamentais.

Notícias relacionadas

A estrutura da Telebras

A estatal informa que já possui uma infraestrutura ativa de data centers, incluindo um de nível Tier IV, em Brasília, e outros quatro de Tier III, situados no Rio de Janeiro, Campo Grande (MS), Salvador (BA) e Florianópolis (SC).

A empresa explica que a nova RFP, além de permitir a ampliação de seu portfólio de serviços, ao combinar as capacidades desses data centers com a experiência de parceiros de IaaS, deve ainda resultar em uma proposta de valor única para o mercado governamental, com "alta capacidade, segurança e flexibilidade".

A empresa espera que tais ações a consolidem como uma fornecedora em soluções de infraestrutura para o mercado de governo, que vem demonstrando crescente necessidade de soluções de infraestrutura escaláveis e flexíveis, principalmente nos projetos de Governo Digital.

A gestão

Caberá à Telebras o fornecimento de circuitos entre seus data centers e os clientes ou até o ponto de entroncamento com a solução ofertada; a disponibilidade de rack energizado em cada data center, com segurança, climatização e controle de acesso; e a comercialização de circuitos com serviço de valor adicionado de IaaS para seus clientes.

Além de disponibilizar a Solução de Infraestrutura como Serviço (IaaS), o fornecedor escolhido atuará em cooperação técnica com a Telebras; deverá complementar, caso necessário, a estrutura de conectividade; emitir cobranças on demand sem investimentos prévios previstos pela estatal; e trazer leads para a empresa.

Critérios para seleção

A empresa disse que os critérios de seleção escolhidos pela Telebras para habilitação técnica de um fornecedor de soluções de Infraestrutura levarão em conta a competência técnica, confiabilidade, segurança e capacidade de implementação eficaz do serviço solicitado. Os critérios específicos incluem:

  • Competência Tecnológica Específica em Infraestrutura como Serviço;
  • Experiência com Projetos Governamentais;
  • Capacidade de Implementação e Gerenciamento de Infraestrutura de IaaS;
  • Expertise em Segurança da Informação;
  • Soluções de Recuperação de Desastres e Continuidade de Negócios;
  • Conhecimento de Conformidade e Regulamentações;
  • Suporte Técnico Especializado; e
  • Inovação e Adaptabilidade.

A preferência, diz a Telebras, será dada aos fornecedores que oferecerem as melhores condições nos seguintes temas:

  • Capacidades Técnicas;
  • Multiplicidade de Arquiteturas;
  • Geração de Leads;
  • Preço e custo-benefício; e
  • Experiência e reputação.

A íntegra da RFP está disponível no portal da Telebras e as propostas devem ser encaminhadas pelos fornecedores especializados no mercado brasileiro para o endereço eletrônico gestaodeparcerias@telebras em até 18 meses, contados a partir desta sexta-feira (24).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!