Como a IA e o Open RAN podem impulsionar o setor de telecom

Sandro Tavares, da Dell Technologies

A indústria das telecomunicações está passando por uma transformação sem precedentes, impulsionada pela adoção do 5G, potenciais aplicações de computação de borda e avanços obtidos nos últimos anos no domínio da inteligência artificial (IA).

Nesse contexto, o mercado de telecom está caminhando em direção à adoção de soluções de cloud de forma horizontal por toda a arquitetura das redes. Como parte dessa tendência, a tecnologia de Open RAN (Rede de Acesso Aberta via Rádio) emerge como uma solução inovadora para acelerar a implementação de redes móveis mais flexíveis e eficientes.

Em recentes declarações, Michael Dell, presidente e CEO da Dell Technologies, destaca os avanços em IA e Open RAN como pontos cruciais para revolucionar o acesso à conectividade em todos os mercados. O entendimento é que o Open RAN ajudará a revolucionar a infraestrutura de rede

Notícias relacionadas

Open RAN representa uma iniciativa disruptiva que será parte fundamental da transformação da indústria das telecomunicações ao desagregar os componentes das
redes tradicionais de acesso por rádio. Trata-se de um esforço colaborativo entre vários fabricantes de equipamentos, de chips, de servidores e operadoras de telecomunicações para estabelecer padrões abertos para o mercado.

Vale mencionar que o conceito sustenta a ideia de abertura da arquitetura de rádio e interoperabilidade entre diferentes componentes da rede, permitindo que as operadoras construam e gerenciem redes mais flexíveis e adaptáveis às demandas do mercado.

Enfrentar o futuro com inovação local

Na América Latina, a adoção de tecnologias como Open RAN e IA oferece uma oportunidade única para superar desafios significativos e melhorar a conectividade
na região.

Historicamente, a região se porta como uma consumidora de soluções de telecomunicações móveis, tendo uma participação limitada no desenvolvimento de tecnologia e exportação de soluções para outras partes do mundo. Isso se deve, principalmente, às barreiras de entrada impostas por uma indústria altamente concentrada em poucos fornecedores e que veio, a cada geração de tecnologia móvel, adotando mais soluções proprietárias.

A adoção de Open RAN, além dos benefícios diretos para as redes de telecom, traz uma oportunidade única de entrada para novos players, uma vez que as interfaces e APIs da rede de acesso passam a ser abertas. Isso significa uma porta para desenvolvedores locais
se inserirem na cadeia de valor de telecom, produzindo soluções para a região que, eventualmente, poderão ser exportadas.

Com uma visão estratégica e um foco centrado na inovação, as operadoras podem aproveitar ao máximo esse novo cenário para oferecer serviços mais rápidos, confiáveis
e acessíveis a uma população cada vez mais conectada. A colaboração entre empresas líderes em tecnologia e operadoras de telecomunicações está pavimentando o caminho para um futuro digital mais inclusivo e próspero.

Os avanços em IA e Open RAN estão redefinindo o panorama das telecomunicações na América Latina, acelerando a adoção do 5G e fortalecendo a competitividade
na região. Com uma liderança visionária e um investimento estratégico em tecnologias emergentes, a indústria está preparada para enfrentar os desafios do futuro e aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela era digital.

* Sandro Tavares é diretor global de marketing para telecomunicações da Dell Technologies. As opiniões expressas neste artigo não refletem necessariamente a visão de TELETIME. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!