Nominum oferece canal de comunicação entre teles e internautas pelo navegador

Toda vez que acessamos um domínio na Internet através de um navegador, seja no PC ou no celular, nosso provedor de Internet verifica em um software de DNS (Domain Name System) a qual endereço IP ele se refere. Agora, um dos maiores fornecedores de sistemas DNS do mundo, a Nominum, quer dar um novo uso à sua plataforma. A ideia é usá-la como um canal de comunicação entre o provedor de acesso e seu cliente, por meio de mensagens na tela do navegador. Tal ferramenta, se aproveitar as informações coletadas sobre o histórico de navegação dos usuários, pode ser bastante efetiva para fins de marketing e de retenção de clientes.

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A Nominum lançou recentemente um conjunto de três ferramentas para esse tipo de comunicação, batizadas de N2 Care, N2 Engage e N2 Promote. Elas se destinam às equipes de marketing e atendimento ao consumidor. A proposta é extrair informações da navegação para uma comunicação mais assertiva com o internauta, na tela do navegador. Uma oferta especial para a comunidade japonesa em São Paulo pode ser feita para todos aqueles que tenham histórico de navegação em sites em japonês naquela cidade, por exemplo. Outra utilidade seria para o envio de mensagens de alerta sobre sites maliciosos. Ou mensagens sobre a proximidade do limite da franquia mensal de dados. "É importante tomar cuidado para não ser intrusivo. A mensagem precisa ser útil", comenta David Contreras, vice-presidente da Nominum.

A mensagem no navegador pode aparecer de formas variadas, desde uma marca d'água até uma página nova. Uma vantagem desse  novo canal é funcionar em qualquer navegador, de qualquer sistema operacional, em qualquer aparelho. Outra vantagem reside no fato de não demandar nenhum novo hardware: todas as teles possuem sistemas de DNS. E a Nominum está em uma posição privilegiada no Brasil, por ser a fornecedora de praticamente todas as teles, fixas e móveis.

Contreras argumenta que muitas soluções de big data vendidas no mercado com o mesmo propósito frustraram os profissionais de marketing das teles por serem complicadas e demasiadamente sofisticadas.

Mobilidade

O executivo reconhece que esse canal de comunicação faz mais sentido para operadoras fixas, pois é mais bem visualizado em telas maiores, como aquelas de laptops e PCs. Além disso, em mobilidade boa parte do tráfego acontece através de apps, sem passar pelo sistema de DNS.

Contudo, Contreras lembra que várias teles móveis vendem minimodems USB para banda larga via redes HSPA+ e 4G através de laptops. E para usuários de smartphones ou tablets, em vez de mensagens no navegador, as operadoras podem simplesmente extrair as informações do DNS e usar o SMS como canal de interação.

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