WiMAX terá impacto na telefonia fixa, diz Pyramid

O padrão WiMAX, que oferece taxas de transmissão de dados a até 75 Mbps, terá impacto sobre o mercado de banda larga fixa sem fio (FWB) e será a solução primária para as operadoras fixas, prevê o estudo ?Positioning WiMAX: How WiMAX Stands Up To DSL, Cable, Wi-Fi and 3G?, do Pyramid Research. A pesquisa, que foi feita com fornecedores, mostrou a espectativa de que o WiMAX seja adotado em larga escala pelas operadoras fixas e provedores de internet para prover acessos de alta velocidade à internet. Os analistas da Pyramid também são otimistas quanto ao potencial futuro do WiMAX como solução móvel.

Convergência

No entanto, a convergência entre WiMAX e a telefonia móvel deverá ocorrer somente com a próxima geração do WiMAX (802.16e), prevista para se tornar comercial em 2007. As operadoras fixas que têm redes 802.16d serão as primeiras a rodar redes 802.16e.

Notícias relacionadas
Segundo o Pyramid, em 2009 o WiMAX atingirá cerca de 11 milhões de assinantes, com a maior parte em redes 802.16d, mas as redes 802.16e registrarão crescimento médio anual de 64% de 2009 a 2012. A previsão é que os usuários das redes FWB atuais migrarão para as redes WiMAX. O instituto prevê, ainda, que operadoras de países em desenvolvimento e mercados rurais, em particular, terão uma grande oportunidade para usar WiMAX em acessos de alta velocidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!