Vivo, em linha com a TIM, também lança TV no celular

A Vivo anunciou nesta sexta-feira, 22, o seu aplicativo de TV no celular, poucas horas após a TIM anunciar serviço similar. Segundo o vice-presidente executivo de marketing e inovação da Vivo, Luís Avelar, o contrato com a Band só foi assinado há dois dias. E ainda nesta sexta-feira, 22, Avelar diz que conversará com a Rede Globo sobre este assunto: ?Não faz sentido a resistência da Globo. Não devemos ser concorrentes. Eles vão cobrar pelo conteúdo o que quiserem, são eles que determinam.?
Por meio de uma parceria com a TV Bandeirantes, o assinante da Vivo terá a possibilidade de assistir a toda a grade da emissora no próprio telefone, o que inclui a programação aberta e a cabo dos canais Band News e Band Sports. O modelo contratado com a Bandeirantes é o de compartilhamento de receita (revenue share) em que a operadora fica com o tráfego e o canal com os direitos do conteúdo. O aplicativo da Vivo foi desenvolvido pela T-Mídia e a operadora, assim como a TIM, estuda acordos com outras emissoras.
Para ter acesso aos canais, o assinante terá que fazer um download so software por meio do Vivo Downloads (Brew), disponível em celulares compatíveis. Feito o download, o aplicativo estabelece um canal on-line com o servidor da Bandeirantes, e o usuário pode assistir ao canal. Por enquanto, a aplicação estará disponível apenas para os aparelhos Kyocera Slider, mas os demais fornecedores também negociam o desenvolvimento de handsets – caso da Motorola e Samsung, diz Avelar. O modelo Kyocera está no mercado brasileiro há quase três meses e já foi vendido promocionalmente a R$ 399. A demora no lançamento do serviço, segundo Avelar, se deveu à formalização do contrato com a Bandeirantes.

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Custo

Feito o acesso, o telespectador escolhe o canal de TV que deseja assistir. O custo do serviço para o assinante é de R$ 12,49 ao mês mais uma tarifa de R$ 0,04/kb nos planos pós-pagos e de R$ 0,05/kb para os pré-pagos. A concorrente TIM não cobrará nada do assinante até o final deste ano. Avelar, da Vivo, diz que assim que chegarem os novos modelos, a política de preços sobre o serviço de TV deve ser revista e até uma promoção pode ser lançada para atrair os assinantes. O lançamento oficial do serviço ocorrerá no dia 26, durante a Futurecom 2004, em Florianópolis, Santa Catarina.

Condecine

Avelar, em sintonia com o presidente da TIM, Mario Cesar de Araujo, criticou proposta do Conselho Superior de Cinema (CSC), que debate projeto da Ancinav de taxar com a Condecine 2% do valor de venda dos celulares que permitem a recepção de sinais de vídeo e idêntico percentual sobre os serviços audiovisuais prestados. ?A carga tributária do setor já é um disparate. Se criarem uma nova taxa será uma maneira de matar os serviços com novos tributos. Não existe isso em nenhuma parte do mundo?, afirma.
O vice-presidente da Vivo aproveitou para criticar a tecnologia GSM/GPRS do concorrente. Segundo ele, na Espanha e em Portugal, as operadoras somente lançaram o serviço de TV depois que o padrão UMTS foi adotado. Avelar afirma que não há qualidade suficiente no GSM/GPRS para suportar uma transmissão de TV e que, por isso, há degradação do sinal. Avelar calcula que no início do ano que vem chegam ao mercado os primeiros terminais EV-DO, cuja taxa de transmissão média é de 800 kbps.

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