Claro lança 5G na faixa de 2,3 GHz em Brasília

Foto: Pixabay

A Claro ativou a sua rede 5G, tanto na modalidade non-standalone quanto standalone, em Brasília, utilizando a faixa de frequência de 2,3 GHz, adquirida no último leilão. Segundo informação trazida pelo Jornal Valor Econômico e confirmada por este noticiário, as primeiras antenas foram ativadas na Asa Norte, um dos bairros principais da capital, mas a ampliação para outros pontos deve acontecer nos próximos dias. A operação já é considerada comercial, ou seja, pode ser utilizada por clientes regulares da empresa, mas ainda não foram divulgados os planos de contratação nem condições aos atuais clientes. 

Segundo entrevista a este noticiário concedida por Paulo César Teixeira, CEO da Claro para consumo e pequenas e médias empresas, o plano da operadora é agregar várias frequências na rede 5G e com isso oferecer serviços com velocidades maiores. Por isso mesmo vai optar por lançamentos pela rede 5G non-standalone, onde operam as outras frequências da operadora.

Já a implementação do 5G standalone segue o cronograma do edital, à medida que novas frequências forem liberadas e acompanhando as demandas específicas das funcionalidades trazidas por esse tipo de tecnologia, como a baixíssimas latências e a capacidade de conexão de múltiplos dispositivos de Internet das Coisas. A Claro tem pressa e quer a antecipação das faixas de 3,5 GHz, cujo prazo para liberação nas capitais é 30 de junho de 2022 segundo o edital, podendo ser ainda atrasada em dois meses.

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário