A mineira Movile é a mais nova empresa no segmento de serviços de valor adicionado em telefonia celular no Brasil. Seu foco é a área de mobile marketing e traz como principal novidade o lançamento no País de um serviço que já é comum no exterior: o envio de código de barras para telefones celulares, que serve como entrada em shows e espetáculos ou até mesmo como cupons de descontos em compras. A idéia é que grandes marcas utilizem esse serviço integrado às suas campanhas de marketing. Obviamente, o envio dos códigos de barras dependerá de uma solicitação do consumidor.
O código de barras é enviado como imagem para os celulares, o que lhe permite ser identificado por leitores ópticos. Em aparelhos que não recebem mensagens multimídia, o código vem em números, através de SMS. A solução tecnológica oferecida pela Movile foi desenvolvida pela inglesa Mobiqa.
A Movile, além de oferecer a solução tecnológica, fará a ponte entre anunciantes e operadoras, segundo o diretor executivo da empresa, Terence Reis. A empresa está nesse momento negociando a integradora do serviço no País.
Qtags
Depois do código de barras no celular, a Movile planeja lançar outros serviços que envolvem mobile marketing e que são sucesso no exterior. Um deles é o chamado Qtag. Ele consiste em oferecer aos consumidores o acesso, via celular, a informações sobre diversos produtos de anunciantes que incluíram ?qtags? em suas propagandas. O qtag é uma espécie de lembrete, normalmente uma palavra associada ao produto. Ao enviar um SMS para o número nacional do serviço com o Qtag em questão, o usuário recebe de volta informações sobre o produto.
Seminário
Nos dias 28 e29 de setembro acontece em São Paulo o IV TELA VIVA Móvel, principal evento brasileiro sobre conteúdos audiovisuais e multimídia para celular. Nesta edição, destaque para os debates sobre TV e cinema no celular, mobile marketing e conteúdos adultos. Mais informações pelo site www.convergeeventos.com.br