CCOM quer apresentar PL sobre plataformas antes do recesso

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O presidente da Comissão de Comunicação (CCOM) da Câmara dos Deputados, deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), pretende apresentar ainda antes do recesso legislativo deste semestr uma proposta de regulação de plataformas para o presidente da casa, deputado Arthur Lira (PP-AL). O recesso parlamentar está previsto para começar em 18 de julho.

A CCOM possui um subgrupo comandado pela deputada Dani Cunha (União-RJ), que está avançando em um plano junto com a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTI) e ouvindo a Anatel, para ao final discutir e apresentar uma proposta de regulação das big tech. Segundo Silas Câmara, a proposta será feita a muitas mãos.

Desde semana passada, a Comissão de Comunicação tem realizado debates sobre os desafios regulatórios do ecossistema digital. Participaram do evento pesquisadores, setores regulados de telecomunicações e entidades setoriais que integram o ecossistema digital.

Notícias relacionadas

"Pretendemos produzir uma regulação que seja justa, eficiente, respeite as liberdades, mas também que se construa um relacionamento em que tudo aquilo que é tradicional, tudo aquilo que existe em comunicação não seja atropelado", disse Silas Câmara no primeiro dia do evento.

Na ocasião, a deputada Dani Cunha (União-RJ) disse que o debate vai auxiliar na produção de um arcabouço regulatório moderno para as plataformas, que seja compatível com o cenário brasileiro.

PL 2.630/2020

Entretanto, a Câmara dos Deputados já tem um projeto de lei que traz um arcabouço sobre o tema, o PL 2.630/2020. No começo do mês de junho, o presidente Arthur Lira publicou ato que cria o Grupo de Trabalho que analisará e debaterá o projeto de lei 2.630/2020, conhecido como PL das Fake News.

O GT terá o prazo de 90 dias, com possível prorrogação por igual período, para finalizar os seus trabalhos e apresentar um relatório da matéria. Até o momento, ainda o novo GT não realizou nenhuma reunião e não há prazo para isso.

Formado após dois meses do anúncio de sua criação, este será o segundo GT criado pela Câmara para analisar a proposta. Com a criação do GT, a análise da matéria, na prática, recomeça do zero. Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do primeiro GT, consta como um dos integrantes do novo colegiado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!