O Japão experimentou um grande crescimento no número de usuários móveis (que representam quase toda a população) que utilizam o handset para acesso a redes sociais nos últimos anos, passando de 2% ao final de 2005 para 19% em dezembro de 2008. Os números foram apresentados pelo presidente da Compera nTime, Fabrício Bloisi, no painel "A Era das Redes Sociais e os Serviços de Valor Adicionado" durante o primeiro dia do 8º Tela Viva Móvel. Outro dado relevante é que no Japão a internet móvel já ultrapassou o acesso convencional de internet em page views, numa relação 35 bilhões de page views/mês da primeira para 4 bilhões de page views da segunda, revelou Bloisi, que recentemente esteve naquele país para estudar o mercado.
"É óbvio que o cenário do Brasil é muito diferente do japonês, mas o Japão mostra que existe demanda por redes sociais móveis e é um mercado que deve se expandir muito nos próximos anos", reconhece Bloises. Para ele, o grande desafio para o Brasil e para a maior parte dos países emergentes será trazer isso para os usuários pré-pagos e sem crédito, que somam mais de três bilhões de excluídos de intenet.
Tela Viva Móvel