Para concorrer com o iPhone, Nokia investe em aplicações

Ante o avanço mundial do iPhone, a Nokia trilha caminho próprio. Após o recente anúncio de redução de market share e previsão de queda de vendas por conta da recessão mundial, a empresa optou por investir em dispositivos híbridos, que unem interatividade, interface amigável e teclado ou sistema touch screen para aqueles que gostam do recurso. A estratégia é contar com múltiplas opções.
Outra aposta é o reforçar os serviços por meio do portal Ovi. A oferta de aplicações, música, games, serviços de localização e compartilhamento de informações e imagens atraem o usuário. "Em breve a maioria dos usuários terão sua primeira experiência de navegação na internet no celular e não no PC", prevê William Plummer, vice-presidente de vendas e marketing para as Américas da Nokia, que esteve no Brasil nesta semana. O Ovi está disponível mundialmente em língua inglesa e a Nokia tem planos de localizar os serviços para o Brasil, mas ainda não tem prazo fechado para isso, informa Plummer.
A fabricante não segmenta consumidores por níveis de renda, mas por estilos e preferências de aplicações em dispositivos móveis. "O que conta são as aplicações que cada mercado demanda e não o custo dos aparelhos", afirma o executivo. "Vemos que o segmento de aparelhos premium, com mais recursos, está chegando no mercado de massa no Brasil", completa.

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Segundo o executivo a empresa aposta em dispositivos convergentes, com aplicações que atraem o assinante como messaging, e-mail, captação e compartilhamento de imagens, música, GPS e acesso à internet, navegação, browsing, conteúdo de música e vídeo. Em mercados desenvolvidos, no Nokia NSeries, por exemplo, apenas 12% do uso é para voz. "No Brasil não é assim, mas com a difusão da banda larga móvel e o aumento da cobertura de rede wireless, isso também deve acontecer em breve por aqui", diz Plummer.

Campanha publicitária

No último domingo a Nokia iniciou uma campanha publicitária chamada NJornadas para difundir as aplicações dos celulares de terceira geração no País. São cinco episódios de um minuto e meio que começaram a ser divulgados no intervalo do Fantástico e entrarão nos demais canais Globosat. Segundo o gerente de marketing da Nokia Brasil, Marcelo Câmara, os episódios mostram aos telespectadores quais os recursos disponíveis em aparelhos de última geração – o Nokia N95 8G – e como usar essas funcionalidades no dia-a-dia.
Na campanha, pessoas famosas recebem desafios via SMS que os fará trocar fotos, mensagens, guiar-se pela cidade via GPS e filmar seu próprio desempenho. Ao fim da tarefa, o participante convida os espectadores a ver mais no portal www.nokia.com.br/njornadas. Na segunda fase da campanha, os espectadores poderão sugerir tarefas e pessoas famosas para cumpri-las.

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