Globalstar lança serviço pré-pago no início de 2003

A Globalstar deverá lançar um serviço de cartões pré-pagos no Brasil para telefonia via satélite no início do próximo ano. O objetivo é aumentar a base de clientes, e não reduzir a inadimplência, que já é baixa, afirma o presidente da companhia, Michael Vahrenkamp.
O pré-pago já existe na rede Globalstar de outros países. De um total de 80 mil usuários da operadora, em torno de 15% são pré-pagos. Na Rússia, esse percentual chega a ser superior a 90% da base de assinantes.
Na Venezuela, 70% dos usuários Globalstar usam o cartão pré-pago em terminais fixos públicos da empresa. Dos 30% restantes, que usam terminais móveis, um terço adota o sistema pré-pago e os demais, o pós-pago. Nos Estados Unidos, a grande maioria dos assinantes é de pós-pagos, enquanto na Europa, à exceção da Rússia, não se admite o pré-pago. O perfil do serviço muda em cada país, dependendo da estratégia da operadora, diz Vahrenkamp.

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O executivo ainda está montando sua estratégia para a implantação daalternativa no Brasil. A idéia é evitar a implantação de uma plataforma pré-paga local, pelo menos de imediato, pois o investimento para isso ficaria em torno de US$ 1 milhão. A opção deverá ser o aluguel da rede de outros provedores de serviços Globalstar, localizados em outros países e que já oferecem o pré-pago. Depois de reconfigurada a plataforma, para atender também ao tráfego do Brasil, a operadora local passará a pagar pelo link. O custo de implantação do serviço cai cerca de 80%, explica Vahrenkamp, mas o aluguel mensal da rede também não será barato.
Inicialmente, deverão ser vendidos só os cartões pré-pagos, que poderão ser usados em telefones públicos fixos-móveis – em embarcações, por exemplo. Por enquanto, o executivo acredita que não faz muito sentido vender o próprio aparelho pré-pago, pois além de ser caro, o usuário que estivesse em áreas remotas não teria como recarregar o crédito.

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