Frente parlamentar mista da indústria elétrica e eletrônica é lançada

Foto: Divulgação/Abinee

A Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Elétrica e Eletrônica teve sua composição lançada para um novo período legislativo. O grupo terá como presidente nos próximos quatro anos o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP) e como vice-presidentes o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) e o senador e ex-ministro do MCTI, Marcos Pontes (PL-SP).

A Frente foi oficialmente lançada na última quarta-feira, 17, em evento na Câmara dos Deputados. Em seu discurso de posse, Lippi destacou a participação de 9,2% da indústria eletroeletrônica no PIB industrial, com faturamento de R$ 220 bilhões de reais e geração de mais de 260 mil empregos diretos, bem como iniciativas como a Política de TICs (Lei de Informática).

"Nos últimos anos, o setor eletroeletrônico se descolou um pouco das outras indústrias do Brasil, pois diferente destas continuou crescendo e gerando empregos. Por isso é um setor estratégico, fundamental e que trabalha com tecnologia de ponta e inovação", afirmou o deputado.

Notícias relacionadas

A frente também conta com apoio da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que ressaltou durante o lançamento a a grande colaboração dos parlamentares com a indústria. Além da nova Lei de Informática, a entidade menciona a aprovação de programas como a Lei 14.302/22, que prorrogou o Padis até 2026, e também a Emenda Constitucional 121/22, que garantiu a manutenção na Constituição dos incentivos fiscais do setor de TICs.

"É preciso que o Congresso e o setor eletroeletrônico encontrem, juntos, caminhos para dar segurança às empresas em seus projetos industriais futuros, pois se deixarmos isso para a nova legislatura, em 2027, corremos o risco de ter um vazio de investimentos neste setor, num momento em que o mundo, a sociedade e a economia cada vez mais digitalizada exigem altos recursos do setor privado, seja na área da produção de bens de informática, seja na área de semicondutores", afirmou o presidente da Abinee, Humberto Barbato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!