EUA não estão abrindo mão de seu papel na ICANN, diz NTIA

O secretário-assistente de Comércio para Comunicações e Informações do governo dos EUA, Lawrence E. Strickling, publicou no blog Administração Nacional de Telecomunicações e Informação (NTIA, na sigla em inglês), vinculada ao departamento de comércio norte-americano, um esclarecimento sobre o comunicado divulgado pelo órgão na última sexta, 14, em que anuncia que o governo dos EUA está disposto a analisar um plano de transição da gestão dos nomes e domínios hoje realizada pela ICANN para um modelo multistakeholder.

Notícias relacionadas
Para Strickling, o anúncio levou a alguns mal-entendidos, como a posição de que o governo dos EUA estaria abandonando o controle da ICANN, que poderia ser tomada por outros governos, como da China ou Rússia. "Nada poderia estar mais longe da verdade", disse ele. "Tenho enfatizado que não vamos aceitar uma proposta que substitua o papel da NTIA por uma solução intergovernamental ou liderada por governos. Até que a comunidade se reúna em uma proposta que atenda a essas condições, vamos continuar a realizar o nosso papel de liderança atual", explica.

O plano de transição para um modelo multistakeholder começará a ser discutido na próxima reunião da entidade que acontece na semana que vem em Cingapura. Além, é claro, do NetMundial, evento multissetorial global que acontece em abril em São Paulo, em que um dos objetivos é construir um "roadmap" de evolução para o modelo multissetorial. "Estou confiante de que a comunidade global acabará por desenvolver um plano de transição criativo e adequado ao qual o governo dos EUA vai abraçar plenamente", finaliza Strickling.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!