Vésper reclama de falta de explicação da Anatel

O presidente da Vésper, Luiz Kaufmann, reclama que ainda não recebeu da Anatel nenhuma justificativa para a negação de seu pedido de operar SMP na faixas de 1,9 GHz. A superintendência de serviços privados da agência simplesmente negou o pedido, sem qualquer explicação, diz ele, e a Vésper apelou então ao Conselho Diretor da Anatel, que ainda não emitiu parecer.
O executivo acompanhou a reunião da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados para discutir a questão do uso da faixa de 1,9 GHz para o SMP nesta terça, 19.
A Vésper já discutiu o assunto com o Ministério das Comunicações e agora começa a se movimentar para conversar também com os deputados. O maior estranhamento manifestado pelo presidente da empresa é que durante a consulta pública para a Resolução 314, a agência confirmou o entendimento de que a operadora poderia prestar o SMP usando estas faixas. Já o Telecom Américas afirma que a agência negou que o SMP pudesse ser prestado em outra faixa, além da faixa de 1,8 GHz, durante a consulta pública do edital de licitação do SMP.

Notícias relacionadas
Na avaliação de Kaufmann, a Anatel mudou de idéia assim que a joint-venture entre Portugal Telecom e Telefônica anunciou sua opção de atuar exclusivamente com o CDMA. O grupo ibérico, com a recente compra da TCO e Norte Brasil Telecom, irá operar rede no padrão em 19 estados. "A agência achou que apenas nós, uma empresa pequena, usaríamos o CDMA, mas quando a joint venture anunciou sua posição, a tecnologia passou a responder por praticamente metade do mercado móvel e ainda abriu precedente para que a Brasil Telecom cogitasse seu uso", avaliou Kaufmann. Para ele, não há dúvida de que todo o imbróglio é fruto de uma disputa tecnológica, ao contrário do que afirma a Associação GSM. "Eles dizem que nós podemos usar a tecnologia coreana, que opera CDMA em 1,8 GHz, mas esses equipamentos têm um custo muito alto, o que inviabilizaria a prestação do nosso serviço para pessoas de baixa renda".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!