CTBC contrata solução xDSL sobre Ethernet da Ericsson

A Ericsson anunciou nesta quarta, 19, o primeiro contrato nas Américas para fornecimento de Ethernet DSL Access (EDA), uma solução xDSL sobre Ethernet recém trazida para o Brasil. O contrato foi firmado com a operadora do Grupo Algar CTBC Telecom e prevê o fornecimento de 7 mil portas de acesso DSL (das quais 5 mil serão entregues ainda no primeiro semestre e outras 2 mil até setembro deste ano), modems e equipamentos para agregação de acessos. De acordo com o coordenador de engenharia de backbone da CTBC, Fábio Gaertner Farhat, as primeiras novas portas devem ser comercializadas ainda em maio nas regiões de Franca (SP) e Uberaba (MG).
A previsão é de que a CTBC amplie o contrato com a Ericsson e que encerre o ano com 13 mil novas portas instaladas. Segundo o vice-presidente de negócios wireline da Ericsson, Rogério Loripe, com a tecnologia EDA o transporte de dados é feito via rede Ethernet, que tem maior capacidade do que as atuais redes ATM, utilizadas pela maior parte das operadoras, e pode reduzir em até dez vezes os custos desse transporte.
O EDA é composto por módulos de dez portas com capacidade de 10 Mbps cada, permitindo assim o atendimento de mercados pequenos sem que seja necessário fazer investimentos em equipamentos de grande porte. Além da CTBC, outras duas operadoras nacionais estão em fase de trial com a plataforma EDA da Ericsson, mas Loripe preferiu não divulgar seus nomes.

Notícias relacionadas
A Ericsson já implantou a mesma tecnologia nas operadoras China Telecom, da China; Telstra, na Austrália; e Finnet e Sonera, ambas na Finlândia. Os modems e as plataformas estão sendo importados da Dinamarca, mas Loripe não descarta a possibilidade de fabricação desses equipamentos no Brasil se houver escala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!