O mercado de TV por assinatura chegou ao mês de setembro com 17,4 milhões de assinantes, contra 17,33 milhões em agosto. A expansão líquida do setor no mês de setembro, de pouco mais de 76 mil novos clientes, é a menor em muitos anos, considerando meses sem fatores atípicos. Em abril (quando houve perda de base) e maio, a expansão foi menor, mas ali pesava um forte ajuste de base da Sky. Em comparação com o mês de agosto, foram quase 100 mil clientes a menos adicionados à base. Com isso, a expansão acumulada em 12 meses caiu para 13%, e está no patamar de 2 milhões de clientes líquidos ao ano.
A Net Serviços é a operadora que tem conseguido manter o ritmo mais constante de crescimento no ano, mas teve uma desaceleração no mês de setembro e cresceu cerca de 20 mil clientes (metade do que vinha crescendo), chegando a uma base de 5,73 milhões de assinantes. A Claro TV foi a que cresceu em ritmo mais forte em setembro (quase 44 mil clientes), totalizando quase 3,5 milhões de clientes. A Oi TV, que vinha desacelerando, perdeu base em setembro, voltando a 911 mil assinantes (contra quase 920 mil em agosto). A Telefônica/Vivo cresceu pouco mais de 13 mil assinantes e chegou a 553 mil clientes. A GVT também cresceu cerca de 22 mil clientes, chegando a 587 mil assinantes. E a Sky, que aparentava ter retomado o ritmo em agosto, praticamente não cresceu em setembro e ficou estacionada nos 5,25 milhões de clientes.
Uma mudança importante foi o crescimento da Blue, que chegou a setembro com 157 mil clientes, um crescimento de quase 40 mil, mas que veio, em grande parte, da incorporação das operadoras Minas Cabo e Brasil Telecomunicações, em Minas, recentemente adquiridas pela Blue. A Algar Telecom também ficou estável no mês, com 128 mil clientes. Outras operadoras perderam base, para 587 mil clientes, mas parte dessa perda está no crescimento da Blue.