Nos planos da NEO, de um clube de compras a uma cooperativa para negociar capacidade de rede

Foto: PIxabay

A Associção NEO tem planos de ampliar o foco da entidade para ir além da representação institucional nas questões de interesse dos pequenos e médios provedores de banda larga e TV por assinatura. Rodrigo Schuch, presidente executivo da entidade, reconhece que os desafios concorrenciais são de fato o principal foco de preocupação da entidade, especialmente com a entrada das operadoras regionais no 5G, a eterna luta por acessos aos postes, a crescente luta por espectro e a possibilidade de acesso aos recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust). "Estas são algumas de nossas prioridades estratégicas", diz ele, acrescentando ainda o acesso a conte?dos, sobretudo por streaming, que ainda traz questões competitivas importantes.

Mas os planos da associação vão mais longe. Ela quer transformar a experiência já acumulada de décadas de negociadora de conteúdos de TV paga para que possa também atuar na compra de equipamentos e serviços para provedores regionais, ou na formação de grupos para negociação de postes, ou ainda, num projeto de mais médio prazo, negociar a capacidade ociosa dos mais de 500 mil km de fibra que os mais de 300 associados da NEO controlam hoje, disputando assim o mercado de redes neutras, "São todas ideias que estamos analizando em nosso planejamento estratégico de longo prazo e que podem fazer sentido para a associação", diz Schuch. A NEO atuaria como um hub de negociação dessa capacidade, explica. Outro projeto em análise é a criação de uma grande CDN que compartilhe dessa capacidade dos provedores regionais associados.

Em entrevista ao Podcast TELETIME (disponível na sprincipais plataformas de streaming e no player abaixo), Schuch detalha alguns desses planos, mas fala ainda do cenário competitivo para operadores regionais, da importância de acesso ao espectro, e defende o WiFi6 como opção tecnológica para operadores que não contam com estrutura de redes móveis.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!