A GVT lançou no início desta semana o Economix, uma unidade dentro da espelho para atender o segmento de pequenas e médias empresas (PMEs). Segundo o gerente de marketing de produtos da GVT, Alcides Troller, foi feita uma intensa pesquisa com empresas nas 54 cidades cobertas pela operadora. A pesquisa incluiu a quantidade de linhas que a empresa tem, o perfil de ligações (local-local, local-celular, longa distância, dados – acesso discado e de alta velocidade). Como resultado, num recorte feito com critérios estabelecidos pela própria GVT entre um limite mínimo e máximo de consumo médio mensal – não revelado pela operadora, foram identificadas 50 mil potenciais empresas. Troller diz que ainda não há uma estimativa de market share que a GVT pretende conquistar e tampouco informa o tamanho deste mercado. Por enquanto, diz, a operadora analisará nos próximos dois meses a resposta do usuário ao novo serviço.
Churn
A GVT, cujo mercado-alvo é o cliente residencial de classes A e B e o corporativo, deve continuar com a estratégia de conquistar assinantes da concorrente Brasil Telecom. Contudo, Troller diz que a espelho não está muito preocupada em, por exemplo, promover o churn para assinantes de banda larga. Nesta área, o modem é um grande obstáculo para o churn porque o assinante já pagou por ele e não aceitaria pagar pelo modem da nova operadora. O Economix é baseado em pacotes prontos, com opções de adaptação para o cliente. Nos pacotes prontos, os planos mais baratos são os de duas linhas com 360 minutos de franquia a R$ 38,19 mensais. Os outros planos oferecem opções que variam de 2 mil a 15 minutos de franquia. A intenção da GVT, afirma Troller, é gerenciar a atividade de telecomunicações das PMEs. Assim, uma equipe de 200 funcionários dessa nova unidade agirá como ?teleconsultor? dentro de cada PME, diz Troller.