GD Burti testará SIM card multimídia no Brasil

Em outubro, a GD Burti fará o primeiro teste piloto de seu SIM card multimídia no Brasil. O GalaxSIM, como foi batizado o produto, será testado em uma operadora brasileira cujo nome ainda não pode ser revelado. Os SIM cards multimídia são novidade até mesmo na Europa, onde o primeiro lançamento comercial aconteceu há poucos meses na francesa Orange.
O grande diferencial do SIM card multimídia em relação aos modelos atuais é a memória. Enquanto os chips GSM disponíveis no mercado hoje têm no máximo 128 Kb, a versão multimídia tem ao menos 128 Mb. Com isto, os usuários passam a poder guardar no SIM card seus vídeos, músicas e fotos, em vez de armazená-los na memória do celular ou em um memory card separado. Embora a capacidade de armazenamento seja maior, o tamanho do SIM card multimídia é idêntico àquele dos chips atuais.
O principal obstáculo para a adoção dos SIM cards multimídia é a falta de aparelhos celulares compatíveis. Os telefones móveis atuais têm apenas seis contatos na área para encaixe do chip, enquanto que o SIM card multimídia demanda oito ? os dois contatos extras servem exatamente para o acesso à memória flash de 128 Mb. ?O GalaxSIM já foi testado em modelos da Samsung, da Siemens e da LG. Para os testes no Brasil provavelmente usaremos celulares da LG?, explicou o gerente de vendas da GD Burti, Yurivan Yaksic. Embora os testes estejam prestes a começar, o lançamento comercial no Brasil só deve acontecer em 2007. O preço do SIM card multimídia para o mercado brasileiro ainda não foi definido, mas é certo que custará muito mais caro que um chip de 128 Kb. Na Europa, o preço gira em torno dos 30 euros, mas a tendência é cair conforme a escala de produção aumenta.

Notícias relacionadas
A GD Burti é uma subsidiária para o Brasil da Gieseck & Devrient (G&D) em parceria com a Gráficos Burti. A primeira tem 95% do capital e a segunda, 5%. Atualmente, a GD Burti fornece SIM cards para Claro, Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular.

Contactless

Além da expansão de memória, outra novidade que deve ganhar força no mundo dos SIM cards são as aplicações de comunicação sem contato (ou contactless, em inglês, como é mais conhecida). Trata-se de uma transmissão de dados sem fio que acontece quando o celular é aproximado de um leitor especial. Essa tecnologia é comum em cartões de acesso a prédios e passará a integrar em breve os SIM cards dos celulares.
Recentemente, a Nokia e a G&D anunciaram a criação de uma joint venture que desenvolverá aplicativos para soluções contactless nos celulares. A Nokia terá 47% da nova empresa e a G&D, 57%. A joint venture, cujo nome ainda não foi escolhido, começará a operar no quarto trimestre.
Paralelamente, a GD Burti no Brasil tem planos de fazer os primeiros testes com aplicações contactless em São Paulo até o começo do ano. Entre as opções estudadas estão aplicações de pagamento e de acesso a transporte público.
SIM cards multimídia, soluções contactless e outras novidades do mundo dos SIM cards são o tema da matéria ?SIM card turbinado?, publicada na edição de TELETIME que circula neste mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!