Brasil terá 1 milhão de usuários WCDMA em 2008, prevê Qualcomm

Se as licenças de terceira geração (3G) forem mesmo vendidas este ano como pretende a Anatel, o Brasil deve alcançar a marca de 1 milhão de clientes WCDMA em 2008. Nesse ano, o total de usuários de WCDMA no mundo será de 349 milhões. As previsões são do presidente da Qualcomm, Marco Aurélio Rodrigues.
O executivo alerta que o Brasil está entrando atrasado na migração para o 3G e, portanto, discorda das reclamações de algumas operadoras GSM de que seria precipitado realizar o leilão de 3G este ano. ?Se não houver o leilão em 2005, há risco de também não acontecer em 2006, porque é um ano eleitoral?, explicou Rodrigues. Ele argumenta que a migração para 3G é fundamental para que o país continue sendo um forte exportador de celulares. A evolução tecnológica também é necessária para o desenvolvimento da indústria nacional de aplicativos para telefones móveis.
Além disso, Rodrigues afirma que a receita de dados proveniente da 3G será de suma importância para que as operadoras possam continuar aumentando sua penetração nas classes C, D e E, onde a receita média por usuário é baixa.

Notícias relacionadas

Prazos

O presidente da Qualcomm espera que a Anatel dê um prazo amplo para que as operadoras montem suas redes WCDMA após o leilão. Sua expectativa é de que a construção das redes aconteça em 2006 e o lançamento comercial dos serviços, em 2007. Ele acredita que a agência irá vender quatro licenças de 3G, cada uma com pelo menos 10 MHz. Seu palpite é de que a divisão do território nacional será em três grandes regiões, as mesmas do SMP.

Vivo

Rodrigues ressaltou que não vê problema nenhum se a Vivo optar por implementar o WCDMA paralelamente ao CDMA2000 1xEV-DO, como já cogitado por executivos da operadora. E acrescentou: ?O EV-DO não tem charme. Apesar de garantir maior velocidade de transmissão, é uma tecnologia que não movimenta todo um país com a venda de licenças, como o WCDMA?.
Atualmente, há 41,9 milhões de usuários de WCDMA e 262 milhões de CDMA2000. Em 2010, serão 685,6 milhões de WCDMA e 523 milhões de CDMA2000, segundo a Qualcomm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!