Uma pesquisa finalizada pela associação 3G Americas, que reúne 17 empresas, entre operadoras e fabricantes, informa que a tecnologia GSM, que engloba o GPRS, EDGE e UMTS/HSDPA, ganhou mais de 112 milhões de novos clientes em três meses (terceiro trimestre de 2005), aumentando a sua participação no mercado global para 77,6%, com mais de 1,6 bilhão de assinantes. Na América Latina, o crescimento foi de 58 milhões de usuários.
Com 381 milhões de clientes adicionais desde o terceiro trimestre de 2004, a tecnologia teve mais adesão no período de um ano que a base total de assinantes de qualquer outra tecnologia móvel digital, segundo a associação. O GSM é utilizado por mais de 670 provedores de serviços móveis sem fio em 212 países e territórios.
O Ocidente teve mais de 84,5 milhões de novos clientes entre o terceiro trimestre de 2004 e 2005. Isso representa 94% a mais do que os 90 milhões de novos consumidores na região das Américas. Com 41% de participação do mercado, GSM é a primeira tecnologia da região com crescimento anual de 90%.
A tecnologia GSM contabiliza uma participação de mercado de 47% na América Latina, seguida por TDMA, com 26%, e CDMA, com 24,7%. Os cinco maiores mercados GSM da região em setembro 2005 foram o Brasil, com 38,1 milhões de clientes, seguido pelo México (22,6 milhões), Colômbia (10,8 milhões), Argentina (7,5 milhões) e Chile (6.1 milhões). Segundo Rojas, o crescimento no Brasil se deve principalmente à concorrência entre a América Movil e a Telefônica.
Nos Estados Unidos e Canadá, os novos clientes GSM no período de um ano (entre os terceiro trimestre de 2004 e 2005) totalizaram 26 milhões, comparados com o líder do mercado, CDMA, que ganhou 14,9 milhões de clientes novos.