A Nokia Solutions Networks (NSN) desenvolveu uma nova funcionalidade em sua plataforma de Customer Experience Management (CEM) que permite às operadoras analisarem o tráfego de serviços over-the-top (OTT), como Netflix, Rdio etc., em suas redes. Batizada de "OTT Insights", a ferramenta possibilita a geração de relatórios identificando os perfis de usuários por trás de cada serviço OTT. É possível cruzar dados como o modelo de aparelho, o plano do assinante (pós ou pré), informações demográficas presentes no cadastro dos clientes, dentre outras segmentações. Consegue-se ver, por exemplo, quantos GBs são trafegados para o Facebook por um determinado período e a proporção por tipo de assinante, modelo de aparelho etc. "Na prática, pegamos as informações de diferentes fontes e aplicamos uma ferramenta de análise para interpretá-las. Juntamos os pontos", explica o diretor global de marketing e core móvel da NSN, Sandro Tavares.
As informações coletadas pela ferramenta servem para analisar a qualidade do serviço prestado, mas também para a elaboração de estratégias de marketing da operadora. "Se percebido que usuários premium acessam muito determinado serviço OTT, pode-se estabelecer uma parceria com o fornecedor para garantir melhor qualidade neste acesso. Ou mesmo incluir o OTT no pacote", exemplifica Tavares.
A "OTT Insights" faz parte da solução "CEM On Demand", da NSN, hoje adotada por mais de dez operadoras no mundo, dentre as quais a Orange. A nova ferramenta ainda não foi implementada por nenhuma tele comercialmente, mas está passando por testes em algumas delas no momento.