NSN cria solução para teles analisarem tráfego de OTTs

A Nokia Solutions Networks (NSN) desenvolveu uma nova funcionalidade em sua plataforma de Customer Experience Management (CEM) que permite às operadoras analisarem o tráfego de serviços over-the-top (OTT), como Netflix, Rdio etc., em suas redes. Batizada de "OTT Insights", a ferramenta possibilita a geração de relatórios identificando os perfis de usuários por trás de cada serviço OTT. É possível cruzar dados como o modelo de aparelho, o plano do assinante (pós ou pré), informações demográficas presentes no cadastro dos clientes, dentre outras segmentações. Consegue-se ver, por exemplo, quantos GBs são trafegados para o Facebook por um determinado período e a proporção por tipo de assinante, modelo de aparelho etc. "Na prática, pegamos as informações de diferentes fontes e aplicamos uma ferramenta de análise para interpretá-las. Juntamos os pontos", explica o diretor global de marketing e core móvel da NSN, Sandro Tavares.

As informações coletadas pela ferramenta servem para analisar a qualidade do serviço prestado, mas também para a elaboração de estratégias de marketing da operadora. "Se percebido que usuários premium acessam muito determinado serviço OTT, pode-se estabelecer uma parceria com o fornecedor para garantir melhor qualidade neste acesso. Ou mesmo incluir o OTT no pacote", exemplifica Tavares.

A "OTT Insights" faz parte da solução "CEM On Demand", da NSN, hoje adotada por mais de dez operadoras no mundo, dentre as quais a Orange. A nova ferramenta ainda não foi implementada por nenhuma tele comercialmente, mas está passando por testes em algumas delas no momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.