Deputados criticam ausência de Google e Microsoft em audiência pública

Deputados se irritaram com ausência de presidentes das empresas Google e Microsoft em audiência pública da Câmara que seria realizada nesta quarta, 17. Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, e Michel Levy, da Microsoft, foram convidados para a audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor a fim de esclarecer sobre problemas recentes ligados à política de privacidade das empresas, às ferramentas de busca e, sobretudo, às denúncias de espionagem de dados telefônicos e de e-mail de brasileiros feita pelos Estados Unidos.

Notícias relacionadas
O requerimento de audiência partiu do próprio presidente da comissão, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), e foi comunicado às duas empresas no dia 10. A secretaria da comissão, no entanto, foi informada de que a direção da Microsoft estaria passando por um momento de transição (de fato, o comando da empresa está sendo transferido ao novo executivo, Mariano de Beer), enquanto que o presidente da Google teria entrado em férias. A audiência desta quarta foi cancelada, mas Araújo garantiu que a Câmara não vai desistir de apurar as denúncias.

"É muita coincidência essas férias do presidente do Google. O Google que não respeita as instituições brasileiras e temos que tomar uma providência em relação a essa empresa, já que há denúncias de que eles estão espionando os dados do povo brasileiro", afirmou. Ele defendeu que a versão da empresa deve ser ouvida e a situação requer uma decisão rápida. "Talvez vamos ter que transformar isso em uma CPI para apurar o caso, porque é uma coisa muito grave", afirmou Araújo.

O Senado já aprovou uma CPI para investigar as recentes denúncias de espionagem norte-americana. Ainda assim, o deputado José Carlos Araújo defende que a Câmara faça o mesmo ou que busque uma investigação conjunta com os senadores, por meio de uma CPI mista.

Os deputados José Antônio Machado Reguffe (PDT-DF) e Júlio Delgado (PSB-MG) relataram irregularidades das empresas de Internet ligadas a abusos relacionados ao Código de Defesa do Consumidor e, por isso, insistem na realização da audiência pública em outra data. Delgado, por exemplo, manifestou a insatisfação de internautas e dos sites de compra nacionais. "Esses sites, que são nacionais – de gente que paga imposto, emprega e trabalha corretamente aqui – denunciaram que, em outros países onde o Google fez essa indução, 90% das vendas pela Internet já são de produtos do Google", afirmou Delgado.

Na audiência pública marcada para esta quarta-feira também seriam ouvidos representantes da Secretaria Nacional do Consumidor e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!