Mercado de RAN foi um 'desastre' no primeiro trimestre, avalia Dell'Oro

Foto: Vecstock/Freepik

O mercado global de redes de acesso por rádio (RAN) tem enfrentado sérias dificuldades após um pico de demanda visto em 2022. De acordo com um relatório da firma de pesquisas de mercado Dell'Oro, os resultados obtidos no primeiro trimestre de 2024 foram "excepcionalmente fracos".

De acordo com os analistas, esse período foi marcado por números pouco empolgantes para a maioria dos fornecedores em todo o globo, sendo inclusive chamado de "desastroso" pela consultoria. 

A análise preliminar do Grupo Dell'Oro sugere que, no primeiro trimestre de 2024, o mercado global de tecnologia de redes sem fio 2G-5G caiu de 15% a 30% – incluindo hardware e software, sem contar os serviços. Mas pelo menos na América Latina, o mercado de RAN ficou "estável".

Notícias relacionadas

No cenário global, a queda foi a terceira consecutiva de dois dígitos. Para o restante deste ano, as expectativas também são pessimistas. Isso porque os especialistas projetam uma queda de 5% a 8% no mercado global de RAN.

A avaliação do vice-presidente e analista do Grupo Dell'Oro, Stefan Pongratz, é de que "é difícil encontrar uma fresta de esperança no primeiro trimestre". Ele disse que a empresa de análises vem acompanhando o mercado de RAN desde 2000, mas que os baixos resultados registrados neste primeiro trimestre do ano significam a queda mais acentuada em toda a história de cobertura da Dell'Oro nesse mercado.

"Além dos desafios conhecidos relacionados à cobertura que o mercado enfrenta quando as composições nos mercados 5G avançados se tornam mais desafiantes, existem agora sérias preocupações sobre o momento das atualizações de capacidade, dados os atuais níveis de utilização da rede e taxas de crescimento do tráfego de dados", afirmou Pongratz.

Destaques do relatório

Na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico (área que engloba países como China, Japão, Coreia do Sul, Indonésia e Austrália, por exemplo), a redução foi acentuada no primeiro tri de 2024. Por outro lado, o mercado de RAN no Oriente Médio e na África acelerou no período.

Outro ponto que o relatório do Dell'Oro diz respeito às posições dos fornecedores no primeiro trimestre de 2024 – que permaneceram estáveis. Mesmo com isso, a firma alertou que o market share está passando por transformações.

A participação de receita da Huawei nos últimos quatro trimestres, por exemplo, melhorou em comparação com 2023. Ao mesmo tempo, "a Nokia perdeu um pouco de terreno", de acordo com o relatório.

Mesmo com o enfraquecimento da Nokia nessa linha de negócio, a empresa finlandesa segue no quadro das cinco fornecedoras com maior receita do mundo. Nessa lista, também aparecem Huawei e Ericsson, além de ZTE e Samsung.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!