Uma incumbent brasileira está realizando trials no país com uma solução de casa conectada da Amdocs e deve lançar comercialmente o serviço até o final do ano. A meta é conquistar de 5 mil a 7 mil clientes em um ano.
A informação é de Edson Paiva, diretor da Amdocs do Brasil, e foi revelada em evento que a Amdocs realiza em Miami, EUA, com mais de 300 clientes e parceiros tecnológicos de diversos países.
Por motivos contratuais, ele preferiu não revelar o nome da operadora, mas deu alguns detalhes sobre o funcionamento da solução, que integrará algumas tecnologias, como Wi-Fi, RFID e até cloud computing. "Um set-top box atuará como o roteador da casa, recebendo as informações dos vários dispositivos e as mandando para a 'nuvem', onde está a inteligência e onde será realizado todo o gerenciamento dos dados", explicou. "O canal de retorno com a operadora pode ser estabelecido por meio de qualquer rede de acesso IP (HFC, xDSL, FTTH), basta que tenha uma banda mínima de 2 Mbps", acrescenta.
Os testes da operadora com o sistema de casa conectada levarão dois meses. Após esta etapa, segundo Paiva, será iniciado um estudo sobre o modelo de negócio ideal para que o serviço seja lançado efetivamente até o final do ano.