76% dos internautas adultos dizem navegar enquanto veem TV

O Ibope Nielsen Online divulgou números da pesquisa BuzzMetrics, que analisa a relação da programação da TV brasileira com as redes sociais. O estudo aponta que a proximidade da Internet com a televisão nos lares começa a estimular nos brasileiros o hábito de comentar online o conteúdo dos programas exibidos na telinha. Entre os adultos que usam a Internet, 76% afirmam que navegam enquanto assistem TV e, entre eles, 54% publicam comentários, 30% trocam torpedos e 67% trocam mensagens instantâneas. O estudo mostra que os maiores programas da TV têm potencial para gerar grandes picos de discussão nas redes sociais, hoje acessadas por 87% dos internautas brasileiros.
Gêneros
O BuzzMetrics investigou três assuntos televisivos muito discutidos na esfera social: futebol, reality shows e novela. Nos três, um mesmo fenômeno se repete: as discussões se aquecem sempre que eventos considerados importantes pelo público acontecem.

Notícias relacionadas
De dezembro de 2010 a abril deste ano, foram encontradas quase 5 milhões de mensagens que citavam o nome dos principais reality shows nacionais. Os principais picos quase sempre estão relacionados com eventos predeterminados pelos programas: eliminação, provas por liderança, abertura e encerramento dos programas.
No mesmo período, as mensagens que continham a palavra novela demonstram que o interesse do público pelo tema fica muito maior nos momentos finais da trama. Os maiores picos apontados são referentes ao último capítulo de duas novelas – "Passione" e "Tititi". O aumento das discussões online na reta final das teledramaturgias assemelha-se ao que ocorre com a audiência no decorrer de uma novela. O último capítulo geralmente desperta mais interesse dos telespectadores, mesmo daqueles que nem acompanham.
As mensagens com a palavra futebol chegaram a quase 2 milhões, apontando a mesma tendência do comportamento dos internautas que comentam reality shows e novelas. O fato mais importante desse tema foi a despedida do jogador Ronaldo dos gramados, que incrementou em 27% a audiência dos programas esportivos em relação à semana anterior e aumentou exponencialmente as discussões nas redes sociais sobre um tema tão comentado pelos brasileiros.
Timing
Ainda segundo o Ibope Nielsen Online, através da pesquisa Social TV foi possível perceber também que o período das 18 às 24h é o preferido por 85% dos usuários que comentam na Internet sobre o programa que estão assistindo na TV. Para o instituto, isto mostra que o futuro dos meios está na combinação entre eles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!