Dados divulgados pela pesquisa TIC Domicílios de 2023 mostram que 84% dos lares brasileiros possuem acesso à Internet. Em 2015, ano de coleta dos primeiros dados da pesquisa, este número era de apenas 51%. Isso dá um total de 156 milhões de brasileiros que usam a Internet.
Como nas séries anteriores da pesquisa, a classe A possui o maior índice de conectividade: 98% dos lares das pessoas dessa classe estão com conectividade, mesmo com uma pequena queda. Em 2022, 100% dos domicílios localizados nesta classe estavam conectados. A novidade deste ano da Pesquisa TIC Domicílios 2023 é de que a classe B, que sempre esteva atrás, também alcançou este índice de 98%.
As classes D e E continuam com os menores índices de conectividade domiciliar, quando comparada com as outras, mas nesta edição da pesquisa, os dados mostram que foi a classe que mais evoluiu. Saiu de 60% em 2022 para 67% em 2023.
Tipo de conexão
Observando os dados da pesquisa divulgados nesta quinta, nota-se que a fibra óptica é a tecnologia mais utilizada nos domicílios em todas as regiões brasileiras. No caso das regiões Sul e Sudeste, a tecnologia alcança respectivamente 73% e 70% dos domicílios.
Por outro lado, quando se observa os dados de conexão por velocidade tendo como indicador a classe social, no total dos entrevistados, a maior parte, 29%, possui banda larga com velocidades acima de 50 Mbps. Quando se faz a estratificação pela classe social, 57% das pessoas localizadas na classe A possui velocidade acima de 50 Mbps. Nas classes D e E, apenas 16% possuem acessos de Internet com essa velocidade e a maioria, 47%, não possui banda larga fixa, apenas móvel.
Telefone celular ainda lidera
Os dados da Pesquisa TIC Domicílios também mostram um recorte social de raça no acesso à Internet no Brasil. Segundo a pesquisa, 64% das pessoas pretas acessam a Internet apenas pelo celular, enquanto que entre as pessoas brancas, apenas 49% tem o celular como único meio de acesso à Internet. No total, 58% dos brasileiros usam a Internet apenas pelo celular.
Nas classes D e E, este número atinge a marca de 87%.
Formas de uso
Um dado também trazido pela pesquisa TIC Domicílios é sobre as operações de uso que os brasileiros realizam quando acessam à Internet. 54% dos usuários da Internet no Brasil realizam serviços como pagamento de contas, consultas e transações financeiras pela Internet.
A compra online também é outra forma que tem crescido entre os usuários da rede mundial de computadores no Brasil. Em 2023, 78 milhões de pessoas, algo próximo de 50% dos brasileiros usuários da rede, realizaram nos últimos 12 meses alguma compra online. Comparado com 2022, este número representa um crescimento de 5%.
Confira aqui a apresentação com os dados da pesquisa.