A carioca Global4, voltada para o desenvolvimento de aplicativos para celulares, espera um aporte de R$ 100 mil para incrementar a produção. O primeiro sistema criado pela Global4 é uma API, plataforma de desenvolvimento em Java, que deu origem a onze produtos para celulares.
?Temos cinco projetos em análise, um deles pela América Móvil?, informa Assis. A empresa iniciou suas atividades com foco em biometria para smartcards. ?O mercado não se desenvolveu de forma como esperávamos e resolvemos atacar o segmento de telefonia móvel onde também somos especialistas?, diz Assis.
A empresa foi formada em setembro de 2004 com três sócios: o diretor comercial Fernando Assis, Leonardo Rossetto da área de tecnologia e Vinicius Silva, diretor de produtos. Com a conclusão da API que apoia os projetos para celulares GSM, a empresa busca parceiros para incrementar o lançamento de novos produtos. ?Mais um mês de trabalho e teremos também uma API para celulares CDMA?, afirma Assis.
Depois do primeiro aporte de um investidor e a venda para pelo menos uma operadora, a empresa espera contatos com o BNDES e FINEP para mais recursos. ?O próximo passo será a entrada no mercado de jogos, com dois produtos já identificados à espera de desenvolvimento?, afirma Assis. Além das operadoras, a empresa está apresentando quatro soluções móveis para a Petrobras Distribuidora.