Tráfego mundial de dados móveis dobra em um ano

O tráfego mundial de dados móveis praticamente dobrou entre o segundo trimestre de 2012 e o mesmo período deste ano. É o que revela um novo relatório publicado pela Akamai com base em dados coletados junto aos seus clientes e com apoio de informações fornecidas pelas redes da Ericsson. Nesse intervalo de tempo, o volume médio mensal, somando download e upload, subiu de 850 petabytes para pouco mais de 1.600 petabytes, como mostra o gráfico abaixo. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, o crescimento foi de 14%. O tráfego de voz, por sua vez, manteve-se praticamente estável, com um leve crescimento anual de 5%. Cabe destacar que os dados se referem ao tráfego de celulares, smartphones, tablets e laptops nas redes celulares. Não está computado o tráfego Wi-Fi desses dispositivos.

Notícias relacionadas

O relatório da Akamai também comparou o uso dos diferentes browsers em dispositivos móveis. Quando considerados acessos por quaisquer redes (móveis ou Wi-Fi), a liderança é do Safari, que respondeu por 54% das requisições registradas pela Akamai no segundo trimestre, seguido pelo Android Webkit, com 27,6%. O restante ficou com outros browsers, como Chrome Mobile, BlackBerry Browser, Opera Mini e Internet Explorer Mobile.

Velocidade

As velocidades médias da conexão móvel de duas operadoras brasileiras monitoradas pela Akamai no segundo trimestre foram de 1 Mbps e 1,6 Mbps. Os nomes das teles não são revelados. A média sul-americana ficou em torno de 1,4 Mbps. Para efeito de comparação, a velocidade média mais alta foi de uma operadora russa: 9,7 Mbps. E a mais baixa, de uma sul-africana: 0,5 Mbps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!