Grupos tradicionais do meio impresso como o Estadão e o Meio & Mensagem estão apostando na produção de conteúdo audiovisual para web, como contaram Marco Chiaretti, editor-chefe de conteúdo digital do Estadão, e Marcelo de Sales Gomes, vice-presidente executivo do Grupo M&M, em debate sobre novas plataformas do Congresso TV 2.0, promovido pelas revistas TELETIME e TELA VIVA em São Paulo.
"É necessário o investimento porque se não o fizermos, o que será do nosso negócio a longo prazo?", questionou Gomes, revelando que o Grupo M&M está investido cerca de R$ 100 mil para a construção de um estúdio nas dependências de sua redação para abastecer, a partir de outubro, o portal do veículo com vídeos diários. "Por enquanto, faremos dois programetes 'M&M Entrevista', que irá ao ar às terças e quintas, e 'M&M Express', com notícias para os outros dias da semana", conta, dizendo que a equipe será a mesma do Meio & Mensagem on-line e impresso.
Transmídia
Segundo Chiaretti, do Estadão, uma das principais dificuldades de produzir conteúdo de TV na web é fazer a equipe trabalhar com conceitos de transmídia, contando boas histórias em vários suportes. "Quando eu tiver os 500 jornalistas do Estadão evangelizados para conciliar o trabalho de produção do jornal com a nova plataforma, conseguiremos produzir mais vídeos", diz ele, revelando que a produção semestral atualmente é de 3 mil arquivos de duração de 1 minuto a 1 minuto e meio.
Ele destacou que o trunfo da produção audiovisual do Grupo na web é proporcionar o que seria impossível em outras plataformas, como o projeto "Vereador Digital", em que a equipe produziu vídeos em que 900 candidatos a vereador tiveram três minutos para defender suas propostas. Mais de um milhão de usuários acessaram os vídeos.